Conexões da Linha 6-Laranja, empresa divulga detalhes sobre futuros trajetos
O futuro ramal permitirá baldeações com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, e 7-Rubi e Linha 8-Diamante da CPTM
2 minutos, 9 segundos de leitura
24/09/2024
Por: Fellipe Gualberto
A Linha 6-Laranja, futuro ramal do metrô de São Paulo que em 2026 deve transportar passageiros da Zona Norte ao centro, terá conexões com quatro linhas do transporte sobre trilhos paulistano. No entanto, em uma das transferências, a realizada na estação Higienópolis-Mackenzie, os usuários terão de caminhar por cerca de 250 metros para fazer a baldeação.
Três estações da futura Linha 6-Laranja farão conexões com outros ramais. Na estação Água Branca, os passageiros poderão fazer baldeação para as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM. Em Higienópolis-Mackenzie, será possível mudar para a Linha 4-Amarela do Metrô. Por fim, a estação São Joaquim permitirá transferência para a Linha 1-Azul, também do Metrô. O Mobilidade Estadão apresenta, neste texto, detalhes sobre os percursos em cada um dos casos.
Saiba mais: Estação São Joaquim será totalmente diferente quando chegar a Linha 6-Laranja; saiba como ficará
Como serão as conexões da Linha 6-Laranja?
A conexão entre a Linha 6-Laranja e Linha 4-Amarela, na estação Higienópolis-Mackenzie, terá o maior trajeto. Os passageiros terão de andar 250 metros dentro de um túnel para descer do trem de uma linha e embarcar no de outra.
A LinhaUni, empresa responsável pela construção da Linha 6-Laranja, afirma que “a distância interna entre as plataformas ainda está em fase de projeto”. O projeto prevê que os passageiros terão que subir três níveis de escada para ter acesso ao túnel, com mais de 200 metros, que levará até a Linha 4-Amarela.
Para efeito de comparação, a transferência entre as estações Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4-Amarela, ocorre de forma parecida, usando um túnel. No entanto, esse trajeto possui 195 metros.
Na estação São Joaquim, “a proposta é que o passageiro desembarque em uma das plataformas da Linha 6-Laranja, suba quatro níveis até o Hall de Bilheteria da mesma linha, onde cruzará para o Hall de Bilheteria de Linha 1-Azul, local em que as estações estarão interligadas”. Em resumo, os pontos de embarque das duas linhas estão separados por cerca de 88 metros.
Por fim, na estação Água Branca, os passageiros que desembarcarem na Linha 6 precisarão subir três níveis de escadas, percorrer um túnel de interligação e subir mais duas escadas para chegar ao ponto de embarque das Linhas 7-Rubi e 8-Diamante. A distância entre os pontos de embarque será de cerca de 67 metros.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários