Dia Mundial da Bicicleta, conheça os benefícios e a história desse meio de transporte
A mobilidade sobre suas rodas pode trazer benefícios para a saúde e meio ambiente; saiba mais
O dia 3 de junho foi escolhido pelas Nações Unidas como Dia Mundial da Bicicleta. A data busca incentivar o uso desse modal de transporte, que, além de sustentável, também proporciona saúde para os seus usuários.
Na cidade de São Paulo existem atualmente 731,2 km de vias com tratamento para receber ciclistas e até o final do ano 270 km novos devem estar disponíveis. O previsão da Prefeitura é que a cidade tenha 1.800 km de vias para bicicletas até 2028.
Ao mesmo tempo, a capital do Rio de Janeiro também está com um plano de expandir as ciclovias. O objetivo é conectar estações de transporte de alta e média capacidade, por exemplo, estações de metrô. No dia 28 de maio os cariocas receberam mais 1,75 km de ciclofaixas na Rua Uruguai.
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Benefícios da bicicleta para a saúde
Flávio Cure, cardiologista e coordenador do Centro de Estudos do Hospital CopaStar, enfatiza que andar de bicicleta pode ajudar na prevenção diversas doenças. De acordo com o médico, “dependendo da intensidade que você faz o exercício, andar de bicicleta ajuda a prevenir o diabetes, as alterações dos lipídios no sangue e previne doença coronariana”.
Ao mesmo tempo, utilizar esse meio de transporte também pode ser um aliado em tratamentos de saúde. Cure enfatiza que “durante o tratamento de um tumor, se você faz exercício, tem mais chance de ter um bom resultado”.
A endocrinologista Silmara Leite acrescenta: “O ciclismo é uma atividade acessível, que pode ser ajustada ao nível de condicionamento físico de cada pessoa”. A especialista aponta essa atividade como responsável por “fortalecer o coração, reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea” enquanto diminui o colesterol ruim e aumenta o bom.
A médica ressalta ainda o papel do ciclismo na saúde mental. De acordo com Silmara, “pedalar regularmente libera endorfina, pode ajudar a combater depressão devido aos benefícios psicológicos associados ao exercício físico”.
Por fim, o Cure também cita cuidados necessários, como “usar capacete e não andar em alta velocidade”. O cardiologista ressalta que pode haver risco de problema articular caso haja excesso de força no joelho, nesse caso é necessário procurar um médico.
Dia Mundial da Bicicleta incentiva a mobilidade ativa
O Dia Mundial da Bicicleta coloca em debate a mobilidade ativa, prática de se locomover a pé ou pedalando. A cidade de São Paulo e outros grandes centros urbanos ainda enfrentam desafios quando o assunto é incentivar esse tipo de transporte.
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Em sua fala no Summit Mobilidade 2024, Daniel Guth, mestre em Urbanismo e diretor executivo da Aliança Bike, destacou que para garantir segurança aos ciclistas é necessário redesenhar as vias.
Ao mesmo tempo, outros componentes da infraestrutura voltada para os ciclistas também são precários. Sobre os bicicletários, o urbanista afirma que “a cidade, atualmente, atende 1/3 da demanda dos ciclistas”.
História da bicicleta
A invenção da bicicleta é alvo de disputa por diferentes personagens. Alguns historiadores argumentam até mesmo que esse meio de transporte não tem um único inventor, mas foi refinado por diversas pessoas ao longo da história.
No entanto, o Barão Drais von Sauerbronn, um nobre alemão, parece como um dos principais candidatos a “pai” da bicicleta, tendo essa atribuída como sua criação na Enciclopédia Britânica.
Quando apresentou o meio de transporte em Mannheim, no dia 12 de junho de 1817, a invenção ainda se chamava de draisiana, em referência ao seu nome. O veículo era feito de madeira e não possuía pedais, sendo necessário o impulso com os pés para se locomover.
Dia Mundial da Bicicleta celebra um trabalho a muitas mãos
A bicicleta pode ser considerada uma invenção feita a muitas mãos e que hoje ainda continua a ser aperfeiçoada. O meio de transporte clássico é foco de inovação e continua atraindo novos usuários.
Por exemplo, o caso da empresa holandesa HubUR, que planeja lançar uma bicicleta elétrica movida a hidrogênio. O veículo contaria com um eletrolisador que permitiria criar o gás apenas com água e daria ao usuário a velocidade máxima de 23 km/h sem emitir poluentes.
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Reinventar o design da clássica “magrela” também é uma opção. Como no caso da empresa Engwe, que recriou a bicicleta lançando um modelo esportivo dobrável, o que garante preço reduzido e alta performance para a bicicleta.
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