Pedágio urbano reduziu congestionamentos em Nova York; saiba quanto
Programa tarifário entrou em operação em janeiro deste ano e também afetou região vizinha

O programa de pedágio urbano em Nova York, em operação desde janeiro deste ano, reduziu os atrasos no trânsito em 25%. O impacto do Programa de Pedágio do Distrito Comercial Central (CBDTP, na sigla em inglês), nome oficial da medida, também impactou no tempo de espera e congestionamento nas regiões próximas.
De acordo com a Associação do Plano Regional (RPA, na sigla em inglês), a análise comparou o congestionamento no trânsito entre os mesmos meses entre 2025 e 2024, antes da efetivação da medida. Os dados foram disponibilizados pelo Waze, em uma parceria com as instituições públicas da região.
Conforme a RPA, a plataforma considera como congestionamento qualquer situação em que a velocidade do tráfego esteve abaixo da velocidade média de fluxo livre, usada como referência em determinado ponto da rua.
O programa de pedágio está delimitado à Zona de Alívio de Congestionamento, mas, como mostra a análise, tem impacto o congestionamento em uma região mais ampla. Os atrasos no trânsito na região fora da ilha de Manhattan, por exemplo, diminuíram 9%. Na região do Bronx, a queda chegou a 10%.
O trânsito na direção da Zona de Alívio de Congestionamento também diminui para outros modais, além dos carros e veículos particulares. Usuários de ônibus com saída em Nova Jersey para a zona, por exemplo, também tiveram uma redução média de 17% no tempo de deslocamento.
Programa de pedágio
O programa de pedágio em Nova York entrou em operação no dia 5 de janeiro de 2025. Gerenciado pela Autoridade do Transporte Metropolitano (MTA), o programa está em sua primeira fase.
A tarifa cobra um valor dos veículos que entram na Zona de Alívio de Congestionamento em Manhattan, em uma área delimitada ao sul da ilha e incluindo a Rua 60. A zona não considera a FDR Drive, a West Side Highway e qualquer trecho de superfície do Túnel Hugh L. Carey.
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