Por que a Estação de trem Júlio Prestes fechada? Saiba quais as alternativas para se locomover
Parada de trens está em processo de restauração histórica
A Estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, está fechada até o dia 24 de novembro, o próximo domingo. A interdição acontece para tornar possível as obras de reparo e restauração histórica. O local foi inaugurado em 1938 e até hoje nunca tinha sido reparado.
Saiba mais: Estação Júlio Prestes: ponto turístico e histórico será restaurado
A ViaMobilidade afirma, em nota, que dentre as obras previstas está a remoção da passarela metálica, que não fazia parte do projeto inicial. De acordo com a empresa, “não há mais função para a estrutura na estação. Portanto, não haverá prejuízo aos passageiros ou descaracterização do local com a remoção”.
Quais são as alternativas?
A Estação Júlio Prestes é um dos pontos finais da Linha 8-Diamante. O ponto de parada não tem conexão com outras linhas de trem ou metrô e estará inacessível até o término das obras, em 24 de novembro. Sendo assim, para os passageiros que planejavam embarcar no local, a ViaMobilidade recomenda que se use a Estação Luz, que fica a cerca de 850 m, ou 10 minutos a pé, da Júlio Prestes.
Na Estação Luz, é possível embarcar na Linha 7-Rubi e, após uma parada, descer na Estação Palmeiras-Barra Funda, onde há conexão com a Linha 8-Diamante. A partir deste ponto, é possível seguir a viagem normalmente.
Por fim, aqueles que desejavam desembarcar na Estação Júlio Prestes terão, também, que descer na Estação Luz, a mais próxima do local. É possível chegar à Luz usando as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô, além das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade da CPTM.
A nova Estação Júlio Prestes
Após a reforma, a Júlio Prestes terá novos ambientes e um retorno à sua aparência inicial. Durante as obras, haverá o restauro das alvenarias e estruturas metálicas, das janelas de vidro e pintura da área interna e externa. Ao mesmo tempo, ViaMobilidade cita, por exemplo, a sala operacional, que se transformará em um café.
Por fim, a previsão de conclusão das obras é em 2026. Vale lembrar que, além de ser um ponto de embarque e desembarque, o local também abriga a Secretaria de Cultura de São Paulo e a Orquestra Sinfônica da capital.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários