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Mobilidade para quê?

Porto Alegre inaugura novo modal sustentável

Triciclos 100% elétricos com cabine fechada fazem corridas de curta distância e chamam a atenção na capital gaúcha

Daniela Saragiotto

28/07/2020 - 3 minutos, 35 segundos


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Carlos Novaes, cofundador da Grilo Mobilidade: “As crianças amam, não querem sair dos Grilos no final das viagens.” Fotos: Divulgação Grilo/Tiago Trindade

O empresário curitibano Carlos Novaes sempre teve vontade de empreender em algo que trouxesse impacto social positivo. Depois de anos trabalhando nos mercados de engenharia e de telecomunicações, passou a estudar a mobilidade urbana de Porto Alegre, cidade onde mora há anos.

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“Comecei pelos problemas que incomodavam a sociedade e a ver quem os modais disponíveis estavam atendendo e, principalmente, quem não estavam”, conta. Chegou nas pessoas com 60 anos de idade ou mais (os chamados 60+) e decidiu fazer uma ampla pesquisa para entender melhor as necessidades desse público.

As conclusões o ajudaram a definir com qual veículo iria trabalhar. “Eu e meus sócios entendemos que precisávamos de algo acessível, que os deslocamentos feitos pelos 60+ em sua maioria são curtos e que a socialização é muito importante para essas pessoas”, conta Novaes.

Foi desse estudo e de suas viagens por Índia e Europa, buscando veículos e um fornecedor que os atendesse, que nasceu a Grilo Mobilidade e Tecnologia, empresa que opera com veículos 100% elétricos de três rodas, conhecidos como tuk-tuk e solicitados por aplicativo.

Lançada em Porto Alegre neste mês de julho, a empresa tem como pilares a sustentabilidade, redução da poluição sonora, de C02 e do volume de veículos nas ruas. De cor verde e pequenos, os veículos já são chamados de Grilos pelos usuários e as corridas viraram “pulos”.

Pulos do bem

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No entanto, a pandemia da covid-19 atrapalhou os planos de lançamento da Grilo Mobilidade. Com a indefinição da situação, Novaes e os sócios decidiram iniciar as operações em Porto Alegre de forma diferente: nessa fase inaugural, a Grilo tem oferecido corridas beneficentes, chamadas de “pulos do bem”, apoiando pessoas do grupo de risco da doença, como idosos e o grupo Cozinheiros do Bem, que ajuda pessoas em vulnerabilidade, e que também recebe doações.

“O serviço para o grupo de risco consiste em coletar ou enviar gratuitamente o que for necessário na rua, mantendo as pessoas seguras em casa”, explica Novaes.

A Grilo Mobilidade também ajuda aqueles que desejam doar algo: basta chamar um Grilo – por meio do aplicativo grilomobilidade, já disponível para Android e iOS – para um pulo especial, onde será feita a coleta do material a ser doado ou a solicitação de um envio ou coleta no bairro de forma gratuita. As doações e solicitações são feitas diariamente, das 9h às 18h, horário de funcionamento inaugural do Grilo.

A ideia é oferecer o serviço gratuito neste primeiro momento e, depois, operar normalmente cobrando pelas corridas. “Mas ainda estamos estudando o valor”, explica Novaes.

Como funciona

Os veículos utilizados são triciclos 100% elétricos de cabine fechada, que foram produzidos exclusivamente para operação no Brasil. Eles transportam um motorista e dois passageiros, a uma velocidade máxima de 50 km/h, e percorrem uma distância máxima de 5 quilômetros.

“Cerca de 60% dos nossos deslocamentos têm distância média de 2,5 quilômetros”, explica Novaes, cofundador da Grilo Mobilidade. Como são elétricos, os veículos são silenciosos, possuem uma bateria de lítio e precisam ser carregados todos os dias em um hub da empresa, localizado na região central de Porto Alegre. Hoje a empresa conta com uma frota de 18 “Grilos”.

Diversas adaptações foram feitas para que os veículos atendessem às normas estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito: cinto de segurança de três pontos, controlador de velocidade, luz de placa, extintor de incêndio e macaco, freio a disco nas três rodas, entre outras.

“Os veículos contam também com uma angulação diferente de abertura da porta, bem maior que a dos automóveis, o que tem sido elogiado pelas pessoas, principalmente os idosos”, diz Novaes.

Adaptações nos veículos:

  • Cinto de segurança de três pontos
  • Controlador de velocidade
  • Freio a disco nas três rodas
  • Luz de placa

Veja algumas características dos Grilos

  • Os triciclos são 100% elétricos de cabine fechada
  • Transportam 1 motorista e 2 passageiros
  • Velocidade máxima: 50 km/h
  • Distância máxima: 5 km
  • Cerca de 60% dos deslocamentos têm distância média de 2,5 km
  • A frota tem 18 veículos

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