Tarifa Zero: Frente Parlamentar lança site sobre transporte público gratuito | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Tarifa Zero: Frente Parlamentar lança site sobre transporte público gratuito

Por: Erick Souza . 15/08/2024
Mobilidade para quê?

Tarifa Zero: Frente Parlamentar lança site sobre transporte público gratuito

Plataforma reúne estudos e propostas de passe livre em andamento no Brasil

1 minuto, 33 segundos de leitura

15/08/2024

Por: Erick Souza

Tarifa Zero e transporte público gratuito em Campina Grande, na Paraíba
Até o momento, 116 municípios brasileiros já adotaram alguma medida de transporte público gratuito. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande

A Frente Parlamentar em Defesa pela Tarifa Zero lançou o site oficial do grupo, reunindo medidas e estudos sobre a política de transporte público gratuito. O lançamento também acompanhou a troca da coordenação da Frente, agora assumida pelo deputado Jilmar Tatto (PT).

Leia também: Tarifa Zero em SP: Expansão do programa requer equilíbrio fiscal, afirma prefeito Ricardo Nunes

O site também apresenta a legislação já em vigor e propostas em discussão no Congresso. Com um mapa interativo, é possível acompanhar quais Estados e cidades já aplicaram a tarifa zero e desde quando. O mapa também mostra a densidade populacional de cada região. Até o momento, 116 municípios brasileiros já adotaram a medida.

Em entrevista para Agência Câmara, o deputado explicou que um dos objetivos do grupo é criar um sistema único de mobilidade. “[Assim] como o Sistema Único de Saúde (SUS), com responsabilidades do município, do Estado e da união; para o transporte também tem que ser assim”, afirma. De acordo com o deputado, o caminho para a adoção em massa da política está na distribuição de fonte de recursos.

Além do site, a Frente também firmou uma parceira com a Universidade de Brasília (UnB) para colaborar nos estudos sobre a tarifa zero. O professor doutor Thiago Trindade, da Universidade de Brasília, atual vice-diretor do Instituto de Ciência Política da UnB é um dos colaboradores do projeto.

Segundo o professor, com a economia do transporte, as pessoas podem utilizar o dinheiro em outros serviços. “Quando as pessoas não gastam mais com transporte, elas têm muito mais renda dentro do bolso”, afirma. O professor também acredita que a adoção transporte público gratuito pode contribuir para o combate à crise climática.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login