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Tempo em SP: CCR se preparou para evitar danos que o frio pode causar aos trilhos

Por: Fellipe Gualberto . 12/08/2024
Mobilidade para quê?

Tempo em SP: CCR se preparou para evitar danos que o frio pode causar aos trilhos

Mudança de temperatura faz o metal de contrair, o que pode ser um problema

1 minuto, 20 segundos de leitura

12/08/2024

Por: Fellipe Gualberto

trem chegando na estação
Para prevenir paralisação, a CCR trocou 30 km de trilhos por novos e fez uma série de outras reformas, saiba mais. Foto: Divuldação/CCR

A CCR Mobilidade, empresa responsável pela ViaMobilidade, preparou-se para evitar que o tempo frio em SP cause danos à infraestrutura dos trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. As manutenções preventivas cobriram 100 km de trilhos e incluíram diversas ações para evitar que as variações climáticas provoquem a paralisação na circulação do modal.

Leia também: ViaMobilidade: Conheça o novo sistema que pode evitar falhas nas Linhas 8 e 9

O tempo frio em SP pode fazer com que as barras metálicas dos trilhos se contraiam. Assim, existe a possibilidade de surgirem fissuras ou rachaduras nos trilhos, o que impede a circulação dos trens em determinados trechos das vias.

“Com a chegada da onda de frio, intensificamos nossas ações preventivas para garantir que as operações mantenham a segurança e a eficiência esperadas pelos passageiros. A modernização dos trilhos e dos aparelhos de mudança de vias é parte fundamental do nosso compromisso em oferecer um transporte público confiável, independentemente das condições climáticas,” afirma Alan Santana, gerente executivo de manutenção da ViaMobilidade.

Quais ações a CCR tomou para prevenir os dano?

Em primeiro lugar, para garantir que os trens nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda circulem normalmente, a CCR precisou realizar reparos, substituindo mais de 30 km de trilhos e 15 mil dormentes por novos materiais.

Ao mesmo tempo, a companhia também modernizou 312 aparelhos de mudança de via e realizou o esmerilhamento de 100 km de trilhos. Nesse processo, a empresa utilizou esmeris ou rebolos abrasivos para desgastar e ajustar a superfície dos trilhos.

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