VLT consolida operação no Rio
Entrega da Linha 3 aumentou em 38% a circulação de passageiros no sistema
1 minuto, 56 segundos de leitura
17/03/2020
Com o início de funcionamento da extensão total da Linha 3 (Amarela) do VLT Carioca, entregue em outubro, os passageiros ganharam a possibilidade de ir da Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont em apenas 18 minutos. A inauguração da nova linha do Veículo Leve sobre Trilhos completou o sistema e possibilitou a conexão entre as linhas 1 e 2.
Com isso, a movimentação média de usuários aumentou 38%, chegando à marca de 110 mil passageiros por dia. A tendência é de aumento ainda mais expressivo, como aponta o presidente da concessionária do VLT Carioca, Marcio Hannas.
“Os dois últimos e os dois primeiros meses do ano são marcados por oscilações, decorrentes do período de férias. Em março, começamos a registrar picos acima de 120 mil usuários por dia, o que sinaliza uma tendência de maior circulação de pessoas.”
Marcio Hannas, presidente da concessionária do VLT Carioca.
Novidades
A Linha 3 incorporou ao sistema três novas paradas: Cristiano Ottoni-Pequena África, Camerino-Rosas Negras e Santa Rita-Pretos Novos, responsáveis por permitir a conexão entre as Linhas 1 e 2.
Agora, o sistema do VLT Carioca conta com três estações e 26 paradas, num total de 28 km de trilhos. São 32 trens em circulação, com intervalos médios de três minutos entre eles. Desde o início das operações, em junho de 2016, já foram mais de 56 milhões de passageiros transportados – 22 milhões só no ano passado, quando foram realizadas 180 mil viagens.
A Linha 3 passou a cumprir o importante papel de distribuir passageiros ao longo da Avenida Rio Branco, que tem grande concentração de empresas. “É um benefício especialmente relevante para os usuários que chegam à região pela Central do Brasil, vindo por trem, metrô ou ônibus”, observa o presidente da concessionária.
Integração
O VLT Carioca tem integração tarifária com trem, ônibus, barcas e vans pelo Bilhete Único Carioca ou Bilhete Único Intermunicipal. Com isso, o usuário pode se deslocar por diferentes meios sem cobrança de novo valor integral da passagem, que custa R$ 3,80.
Há também a alternativa de pagar apenas R$ 4,05 para utilizar o VLT e mais dois ônibus dentro dos limites do município, desde que as viagens ocorram no limite de duas horas e meia.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários