Dia Nacional do Ciclista: locais para comemorar e para pedalar | Mobilidade Estadão | Pedala

Buscando sugestões para:


Dia Nacional do Ciclista: locais para comemorar e para pedalar

Por: Daniela Saragiotto . 19/08/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Mobilidade para quê?

Dia Nacional do Ciclista: locais para comemorar e para pedalar

Selecionamos alguns parques, em diferentes regiões da capital paulista, para celebrar a data com segurança

2 minutos, 49 segundos de leitura

19/08/2022

Ciclista mulher pedalando no parque
Parques são ótimos locais para quem está iniciando na prática e quer ganhar confiança antes de ir para as ruas. Foto: Getty Fotos

Nesta sexta-feira (19/08) é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, data estipulada em memória ao brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que foi atropelado e morto em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul. O objetivo é chamar para uma reflexão sobre a segurança no trânsito e o papel de cada um, além de promover o uso da bicicleta pela sociedade e os benefícios desse meio de transporte sustentável.

Para prestigiar a data, recomendamos algumas opções de espaços na capital paulista onde as bicicletas são protagonistas. Vale sair um pouco do seu bairro para conhecer esses espaços, a maioria deles formados por áreas verdes que convidam à prática dessa – e também de outras – atividades físicas, com boa estrutura. Ou seja: diversão garantida para quem quer passar algumas horas pedalando. Ideais para quem está iniciando na prática e quer ganhar confiança antes de ir para as ruas. Confira:

Parque das Bicicletas

Localizado em uma área urbana e movimentada da capital paulista, no cruzamento entre as avenidas Indianópolis e Ibirapuera, no bairro de Moema, zona sul, o Parque das Bicicletas foi inaugurado em 2000. Ele tem 45 mil m² de área no total e não é exclusivo para bikes: inclui, além de ciclovias, espaço para patins, skate, patinetes e uma extensa pista para caminhada.

O local abriga também o chamado Bosque da Fama, uma área reservada em que cada árvore nativa germinada foi batizada nome de um (a) ciclista e suas conquistas. Um local onde se pode aprender sobre a história desses atletas de uma forma diferente.

Parque Ecológico do Tietê

Ele fica em Cangaíba, na zona Leste da cidade de São Paulo. É uma área verde enorme e abundante: cerca de 15,6 milhões de m² no total. A ciclovia tem 14 km de extensão e possui bicicletas que podem ser alugadas pelos frequentadores. Sua infraestrutura é considerada uma das mais completas da capital: além do espaço específico para bikes, também tem pista de bicicros e de atletismo, além de 9 km para a prática de trilhas.

Arena Radical

Ele fica na Vila Olímpia, na Praça Augusto Rademaker Grunewald, 37 e é um centro esportivo, educacional e comunitário de 7 mil m² de extensão. O Arena Radical abriga ciclistas de BMX e dirt jump e possui duas pistas ao ar livre para cada uma dessas modalidaders, além uma pista de bike e uma de skate. Oferece aulas para crianças.

Parque Villa-Lobos

O Parque Estadual Villa-Lobos é um parque público, localizado em Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo. Sua entrada principal fica na avenida Professor Fonseca Rodrigues. Sua ciclovia tem 3,5 km e ela é separada das pistas de corrida, contornando praticamente toda a extensão do parque, com muitas áreas verdes. O local também conta com aluguel de bikes tradicional, dupla, calhambike e triciclo.

Parque da Juventude

O Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns é um complexo cultural, recreativo e esportivo localizado na Zona norte da cidade de São Paulo. Ele fica na Av. Cruzeiro do Sul, 2630, no bairro do Carandiru. Ele conta com uma ampla área verde, instalações para práticas de outros esportes como skate, além de uma ciclovia com 1,8 quilômetros de extensão.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login