Domingão Tarifa Zero completa 500 dias em SP com 97,5% de aprovação
Pesquisa da SPTrans realizada em março de 2025 mostra satisfação dos usuários e revela que o Ibirapuera é o destino mais procurado aos domingos

O programa Domingão Tarifa Zero, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que oferece viagens gratuitas nos ônibus municipais aos domingos e feriados, completou 500 dias de operação na terça-feira, 29 de abril, e, em termos de aprovação popular, pode ser considerado um sucesso. Isso porque uma pesquisa recente da São Paulo Transporte (SPTrans) mostra que 97,5% dos passageiros aprovam a gratuidade.
Realizado entre 10 e 20 de março de 2025 com aproximadamente 600 passageiros dominicais, o levantamento confirma não apenas a alta satisfação, mas também como o programa tem estimulado o deslocamento para atividades de lazer e o acesso a bens culturais pela cidade.
Leia também: Mamãe Tarifa Zero: saiba como conseguir o benefício
Opinião dos passageiros sobre o Domingão Tarifa Zero
Além da aprovação geral do Domingão Tarifa Zero, os usuários avaliaram diversos aspectos da experiência de viagem aos domingos. Questionados sobre quanta confiança eles têm de que chegarão ao destino, 89,3% disse que avalia esse critério como satisfatório, nesse sentido. Outros aspectos são a a usabilidade dos ônibus, para o qual 86,1% responderam que consideram satisfatório; o atendimento de motoristas e cobradores, com 85,9% de nível de satisfação; e, além disso, a sensação de segurança durante o trajeto, com 83,1% — o mais baixo entre os dados divulgados.
Parques são os destinos preferidos, com Ibirapuera na liderança
A pesquisa da SPTrans reforça o impacto cultural do Domingão Tarifa Zero, com 70% das viagens realizadas aos domingos tendo, assim, o lazer como principal objetivo. Ou seja, incluindo passeios em parques, visitas a amigos e familiares, idas a eventos culturais, atividades esportivas e compromissos religiosos.
Dentro das viagens de lazer:
- Passeios gerais lideram com 49%.
- Visitas a familiares ou amigos representam 20%.
- Compras motivam 12% dos deslocamentos.
- Compromissos religiosos são o destino de 10% dos passageiros.
Leia também: Tarifa zero na Grande São Paulo é possível? Especialista responde
Os parques urbanos se consolidaram como os locais mais procurados pelos usuários dos ônibus aos domingos, sendo o destino de 48% das viagens de lazer. Entre eles, o Parque Ibirapuera é o favorito absoluto, atraindo, dessa forma, 57% desses passageiros que buscam áreas verdes e recreação aos domingos.
Perfil dos usuários do Domingão Tarifa Zero
O estudo também traçou um perfil dos passageiros que mais utilizam a gratuidade aos domingos:
- Gênero: Mulheres são maioria, representando 54% dos usuários.
- Raça/Cor: A população autodeclarada negra (pretos e pardos) compõe 63% dos passageiros.
- Idade: Jovens de até 35 anos formam o maior grupo etário (49%).
- Escolaridade: A maioria (77%) possui pelo menos o ensino médio completo.
Lançado em dezembro de 2023 pela Prefeitura de São Paulo, o programa já proporcionou mais de 215 milhões de viagens gratuitas na capital. A iniciativa abrange, assim, todas as linhas de ônibus municipais aos domingos (entre 0h e 23h59) e em feriados específicos (como Natal, Ano Novo e Aniversário de São Paulo). Para utilizar o benefício, os passageiros não precisam usar o Bilhete Único, basta embarcar pela porta da frente do ônibus e, dessa forma, ir até o destino final.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários