Eletrificação da frota chega ao transporte corporativo
Startup Fretadão investe R$ 2 milhões na compra de três vans elétricas para levar colaboradores de empresa farmacêutica
5 minutos, 33 segundos de leitura
05/03/2024
Por: Mário Sérgio Venditti
Cem funcionários de uma empresa farmacêutica começam, neste mês de março, a viver uma experiência diferente na cidade de São Paulo. Eles serão transportados até seus locais de trabalho por três unidades da van totalmente elétrica e-Jumpy, da Citroën.
A iniciativa faz parte da parceria entre a companhia e o Fretadão, startup de gestão de transporte corporativo, que possui uma frota de 21 vans, micro-ônibus e ônibus com motor diesel. Para atender o novo projeto, um investimento de R$ 2 milhões foi efetuado para a aquisição dos veículos movidos a bateria.
“A decisão veio da demanda da empresa, que busca cumprir suas metas de ESG (meio ambiente, social e governança)”, afirma Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão. “A consolidação desse projeto viabiliza um transporte menos poluente e mais sustentável de empresas preocupadas em diminuir a pegada de carbono.”
Segundo o Fretadão, a expectativa inicial é reduzir a emissão de 400 gramas de CO² por quilômetro rodado, o que pode gerar um impacto equivalente a 30 carros a menos nas ruas.
“No período da pandemia, a demanda passou por um crescimento relevante. Nesse momento, detectamos que o segmento de transporte de funcionários poderia acontecer com o envolvimento de veículos elétricos, que, enfim, está entrando em ação”, diz.
Decisão difícil
Gonçalves conta que o programa de coparticipação com a empresa farmacêutica é o primeiro passo para fomentar mais parcerias de eletrificação de frotas. “Em outubro, o cliente nos trouxe a demanda para o deslocamento de seus colaboradores. Construímos o projeto e percebemos a viabilidade de usar carros com tecnologia elétrica, ideia prontamente aceita”, revela o CEO.
Fundado em 2015, o Fretadão se encarrega de fazer o planejamento de levar os funcionários, de estações de trem e metrô até a empresa e, após o expediente, para os pontos de partida novamente. “Cuidamos de toda a gestão do transporte para as companhias, que não precisam se preocupar com isso”, afirma.
Atualmente, a startup atua em 16 Estados, transportando diariamente 36 mil colaboradores de 110 empresas, em um total de 7 milhões de quilômetros rodados por mês..
Os ônibus, microônibus e vans pertencem ao Fretadão Rental, braço do Fretadão, que, agora, vai incorporar os três furgões elétricos em sua frota. O crescimento não para aí: recentemente, a startup captou R$ 50 milhões para a compra de mais 80 veículos, que permitirão a expansão das atividades e o atendimento de novos clientes.
No entanto, o executivo admite que optar por carros elétricos na locomoção de funcionários não é uma decisão simples para as empresas, porque existem alguns limitadores. Os veículos com esse sistema são muito mais caros e exigem infraestrutura de recarga adequada para cumprir a jornada de trabalho diária.
Novas alternativas
“Às vezes, a necessidade de recarga acaba inibindo investimentos, porque é um problema no nosso escopo de atuação”, explica Gonçalves. “No caso dos três Citroën e-Jumpy, as baterias serão realimentadas em pontos de recarga rápida na base do próprio cliente responsável pela operação”, destaca.
Novas alternativas de fornecimento de energia estão sendo estudadas, como a instalação de placas fotovoltaicas para reabastecer a frota a serviço dos clientes.
“A autonomia torna-se sempre um impasse para o investimento de veículos elétricos. É claro que em uma rota longa, por exemplo, de São Paulo a Ribeirão Preto, a propulsão elétrica é inviável. Em percursos curtos, como o que usamos no dia a dia em nossas operações, os modelos atendem perfeitamente”, diz.
Em compensação, alguns fatores beneficiam a utilização de carros elétricos no transporte corporativo. Em primeiro lugar, o silêncio do motor e a suavidade no rodar aumentam o conforto dos passageiros. Em segundo, o custo mais baixo da manutenção: “Com o tempo, a economia gerada pelas revisões paga a aquisição e a operação diária de um veículo elétrico”, acredita o executivo.
Gonçalves acredita que a eletrificação dos veículos no campo de atuação do Fretadão ainda não resolve a questão de transporte de profissionais até seus locais de trabalho. “Mas adotar veículos elétricos já é uma contribuição importante. Vale ressaltar que os 21 veículos diesel de nossa frota já atendem as normas do Euro 6, que limitam a emissão de gases poluentes”, salienta.
Fretadão em números
16 Estados é a área onde a empresa atua
110 clientes são atendidos pela startup
36 mil pessoas transportadas diariamente
7 milhões de km rodados por mês
Fonte: Fretadão
Audi usa Q8 e-tron para transfer de clientes da Latam
Passageiros também são transportados em carros elétricos no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Três meses depois de inaugurar o serviço de transfer de clientes da categoria Black Signature da Latam, no embarque e desembarque dos aviões, a companhia aérea e a Audi começaram a usar os modelos Audi Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron nas operações.
O Q8 e-tron marca a nova linguagem visual da fabricante e recebeu melhorias aerodinâmicas, incluindo elementos no interior do para-choque frontal que otimizam o fluxo de ar e aumentam a estabilidade. Isso representa mais conforto aos passageiros antes ou depois de um voo.
O Audi Q8 e-tron ganhou bateria com capacidade ampliada em 20% em relação ao componente anterior, passando de 95 kWh para 114 kWh. O modelo é equipado com dois propulsores elétricos com potência combinada de 408 cv.
“Os passageiros são surpreendidos com os veículos da Audi, que entregam comodidade, exclusividade e sustentabilidade”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do Grupo Latam.
Os carros da Audi, que fazem o serviço oferecido pela Latam, estão disponíveis todos os dias da semana, das 6 h às 23 h. Ao se apresentar em um dos portões de embarque remoto de Congonhas (portões 13 a 22), o cliente Pass Black Signature é encaminhado ao transfer por um funcionário da companhia.
Para saber mais sobre descarbonização do setor de transporte, acesse o canal Planeta Elétrico
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