O hidrogênio está se tornando uma fonte de energia renovável promissora na mobilidade sustentável. Convencidos do sucesso desta tecnologia de emissão zero no futuro, a empresa francesa Mob-ion, startup de soluções elétricas em diversas áreas, e a STOR-H Technologies, empresa franco-suíça especializada em tecnologias de baixa emissão de CO2 em veículos terrestres, se uniram para criar o protótipo de uma inovadora scooter elétrica alimentada por hidrogênio.
Batizada de AM1 “Powered by STOR-H”, a scooter usa cartuchos de hidrogênio substituíveis para alimentar o motor elétrico de 3 kW, em vez da tradicional bateria de íons de lítio
.
Cartuchos cilíndricos de hidrogênio do tamanho de duas latas de refrigerante empilhadas irão alimentar o motor diretamente. Mas os cartuchos também serão acoplados a uma bateria “buffer” para garantir que as células operem da forma mais eficiente possível.
Os cartuchos ocupam menos espaço e peso do que as baterias de lítio existentes, o que se traduz em menos peso e mais espaço de armazenamento na scooter
. O gás armazenado é estável e seguro; e ao reagir com o oxigênio do ar produz eletricidade.
A solução criada pelas empresas também eliminaria a necessidade de recarregar sua e-scooter. Em um cenário ideal, bastaria trocar os cartuchos usados por novos, quando descarregassem, e continuar rodando.
Seria possível levar cartuchos extras para evitar o problema de ficar sem gasolina ou, no caso, sem bateria. A STOR-H planeja, para um futuro próximo, um programa de troca de seus cartuchos em lojas, da mesma forma que o propano.
Com o objetivo de reduzir as emissões de carbono na mobilidade, a Mob-ion enxerga a parceria com a STOR-H no protótipo do scooter a hidrogênio AM1 como o primeiro passo antes de aplicar a tecnologia a outros veículos,
inclusive maiores.
A scooter elétrica a hidrogênio AM1 ainda está longe de ser produzida. De acordo com a Mob-ion, um protótipo funcional para testes deve ficar pronto ainda neste ano, mas o modelo tem previsão de lançamento apenas no início de 2023.