'Enem dos Concursos': o que muda no transporte público de SP com o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

‘Enem dos Concursos’: o que muda no transporte público de SP com o Concurso Público Nacional Unificado (CNU)

Por: Fellipe Gualberto . 16/08/2024
Mobilidade para quê?

‘Enem dos Concursos’: o que muda no transporte público de SP com o Concurso Público Nacional Unificado (CNU)

Trens e ônibus extras estarão de prontidão para entrar em circulação caso seja necessário

2 minutos, 41 segundos de leitura

16/08/2024

Por: Fellipe Gualberto

Estacao_metro_Bresser_Mooca_Crédito MetrôDivulgação
O transporte público na capital está preparado para o aumento de público no domingo. Foto: Divulgação/Metrô

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, ocorrerá neste domingo (18 de agosto). A prova vai gerar mudanças no transporte público da capital paulista, e CPTM, Metrô, ViaMobilidade e CET-SP já comunicaram alterações em seus planos para atender os usuários.

Por isso, Mobilidade Estadão reuniu tudo o que você precisa saber para não ser pego de surpresa enquanto se dirige ao local da prova. Ficou curioso e quer saber mais? Sendo assim, continue a leitura do texto para não perder nenhuma informação que possa atrapalhar o seu exame.

Leia também: Conheça as linhas de trem urbano mais movimentadas de São Paulo

Mudanças no transporte sobre trilhos

As operadoras de transporte sobre trilhos estão se preparando para receber os participantes do CNU.

Em nota, a CPTM afirmou que a operação dos trens metropolitanos seguirá normal. No entanto, a empresa “vai monitorar a movimentação de passageiros e manterá trens de prontidão para atender a um eventual aumento de fluxo, a fim de atender aos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado”.

O Metrô, por outro lado, declara que “todas as linhas operadas pela empresa (Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) terão reforço da frota em circulação, em comparação a um domingo habitual, além de trens reservas de prontidão para atenderem a qualquer momento se alguma necessidade operacional for observada”.

Por fim, as demais linhas administradas pela ViaMobilidade seguem sem alterações.

Ônibus

A SPTrans afirmou em nota que “não haverá alterações no transporte público por ônibus”. Sendo assim, os ônibus na capital paulista irão seguir a operação normal de domingo em todos os trajetos.

A EMTU também confirmou que “seguirá a programação de domingo”, mas deixou claro que “acompanhará em tempo real a operação para ajustes ou reforço de frota, se necessário”.

Carros

“As equipes da companhia irão monitorar os principais corredores da cidade para garantir as condições de segurança aos pedestres e fluidez no trânsito”, afirmou a CET sobre a gestão de trânsito em São Paulo no dia do CNU.

O órgão afirma que seus funcionários “também irão agilizar a remoção de interferências, a fiscalização em áreas de embarque e desembarque, a orientação da travessia de pedestres e a operação de semáforos”.

Ciclofaixas

Para os ciclistas também haverá mudanças. “A Ciclofaixa de Lazer da Cidade estará suspensa no domingo (18). A medida visa facilitar o deslocamento dos candidatos que vão fazer as provas do CNU, com o tráfego livre para ônibus e veículos”, afirma a CET.

Ruas Abertas

Por fim, o programa Ruas Abertas, que proíbe a circulação de veículos aos domingos na Avenida Paulista e em algumas ruas da Liberdade, liberando as vias para os pedestres, será suspenso neste final de semana.

“A intenção é facilitar a livre circulação de veículos e pedestres e garantir que os candidatos inscritos cheguem aos locais da prova”, de acordo com a Subprefeitura da Sé, em nota.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login