No mundo inteiro, a demanda pelo transporte ferroviário está crescendo a passos largos. E no Brasil, não é diferente. Com o aumento populacional e o crescimento da locomoção de cargas e passageiros, a expectativa é que esse meio de transporte evolua cada vez mais.
Em cidades brasileiras, a verdade é que o uso desse mecanismo ainda não é o ideal. Mesmo assim, as malhas ferroviárias continuam desempenhando um importante papel no fluxo de mercadorias, colaborando para o abastecimento de diferentes regiões e com o foco nos portos voltados à exportação.
No entanto, não é difícil encontrar indivíduos que desconhecem as características desse tipo de transporte e, tampouco, sabem quais são as perspectivas para o futuro. Você é um deles? Então, acompanhe a leitura que preparamos especialmente sobre o assunto.
Transporte ferroviário é todo aquele meio de locomoção capaz de transportar pessoas ou bens. Para tanto, o processo acontece sobre uma ferrovia — estrutura esta, conhecida como vias férreas, trilhos ou, simplesmente, “caminhos feitos de ferro”.
Aqui, é importante destacar que existem certas diferenças entre o transporte ferroviário de uma cidade grande e aquele presente em uma região do interior. A seguir, vamos entender quais são elas.
O transporte ferroviário é composto, principalmente, pelos trens e metrôs — meios de transporte muito comuns nos centros urbanos e utilizados massivamente pela população.
Apesar de existir trens voltados para o transporte de cidadãos, as cidades interioranas são famosas por contarem com transportes ferroviários desenvolvidos na locomoção de mercadorias e cargas diversas.
Até 2021, o transporte ferroviário no Brasil vem apresentando um cenário pouco eficiente, com baixa concorrência no mercado nacional e até dificuldade na conexão das malhas. Apenas 13 regiões metropolitanas no País, de um total de 63 de médio e grande porte, contam com malhas metroferroviárias. E, apesar de transportarem mais de 11 milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresentam capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor Metroferroviário Brasileiro, da ANPTrilhos.
Hoje em dia, as ferrovias do país ainda são responsáveis por transportar, em maioria, minério de ferro. No entanto, o ideal seria que o meio de locomoção fosse utilizado, primordialmente, para o fluxo da soja — uma vez que o Brasil é o maior produtor do mundo.
Com pouco investimento do Governo, a previsão é que os investimentos privados nos transportes ferroviários cresçam daqui para frente, apresentando um crescimento dobrado até 2025, como está previsto em diferentes programas, sendo o Pro Trilhos um deles.
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