Voltar
Connected Smart Cities

Especial cidades: São Caetano do Sul

São Caetano do Sul foi a primeira colocada no eixo de Educação do Ranking Connected Smart Cities 2020 pelo segundo ano consecutivo

Beatriz Faria

23/02/2021 - 3 minutos, 10 segundos


vista-panoramica-sao-caetano-do-sul

A cidade de São Caetano do Sul (SP) ganhou destaque no Ranking Connected Smart Cities 2020, elaborado pela Urban Systems, ficando na sexta colocação no Ranking Geral e com o primeiro lugar no eixo de Educação. Além disso, a cidade foi a quarta colocada da região sudeste e a segunda colocada entre cidades de 100 a 500 mil habitantes.

Leia mais:
Como a tecnologia afeta a qualidade de vida da população
Especial cidades: Brasília
Iluminação pública inteligente

A cidade mantém a primeira posição no recorte de educação pelo segundo ano consecutivo. Os principais pontos positivos com relação aos indicadores estão nas 30,3 vagas em Universidade pública por mil habitantes em idade PEA, a média ENEM de 566 pontos e o fato de que 99,8% dos docentes do ensino médio público possuem ensino superior (aumento de 1 ponto percentual em relação ao ano anterior).

Além disso, é preciso destacar que a despesa paga com educação por habitante na cidade é a de R$2.850, maior que a média nacional: apesar do Brasil investir 5,7% do PIB em educação (percentual maior do que a média de países desenvolvidos), o país investe pouco por aluno. O valor anual aplicado por estudante da rede pública é 54% menor do que a média de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Nesse sentido, especialistas apontam que não basta apenas investir em educação: é preciso qualificar os investimentos e, principalmente, dar continuidade às políticas educacionais desenvolvidas entre governos e sociedade como um todo. A partir dessa perspectiva, é possível afirmar que São Caetano do Sul alcançou a primeira colocação justamente por desenvolver políticas educacionais que visam a melhora do currículo: não é ao acaso que a taxa de abandono do ensino médio público é de apenas 1,8%.

Com a pandemia do coronavírus, a impossibilidade de garantir encontros escolares presenciais tornou o investimento em ferramentas digitais essencial: a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação, fez uma parceria com a empresa Google, através da plataforma Google Education, que possui ferramentas para criação de textos, planilhas, e-mails e websites com propósitos educacionais. São Caetano do Sul também foi pioneira em um modelo de avaliação 100% digital, com provas feitas inteiramente em tablets.

Além disso, foi criado um programa da Prefeitura em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul que promove cursos a distância e tem como objetivo a capacitação de jovens e adultos em diversos setores profissionais. O projeto Capacita São Caetano oferece mais de 30 opções de cursos gratuitos nas áreas de administração e atendimento, gestão, empreendedorismo, logística, entre outros.

É preciso destacar que, das 20 cidades melhor posicionadas no recorte de educação, 15 estão na região Sudeste. Apenas 10 cidades das 100 melhores no recorte de Educação do Ranking Connected Smart Cities possuem mais de 500 mil habitantes. Esses dados podem ser interpretados como preocupantes, colocando uma boa parcela da população do país (nas cidades com mais de 500 mil habitantes), com acesso a ensino sem qualidade ou até mesmo sem acesso ao ensino de educação básica ou superior.

Das cidades em destaque por região, São Caetano do Sul (SP) e Balneário Camboriú (SC) são as cidades não capitais no topo do eixo de Governança. Recebendo a segunda posição no recorte, São Caetano do Sul é destaque graças a nota na Escala Brasil Transparente de 7,6, pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal de 0,8773 e Despesas pagas com Educação e Saúde superior a R$ 2.200,00 per capita. Acesse o resultado completo do Ranking Connected Smart Cities 2020 aqui. 

CONFIRA NOSSAS MATÉRIAS DO ESPECIAL CIDADES:
ESPECIAL CIDADES: SÃO PAULO
ESPECIAL CIDADES: FLORIANÓPOLIS
ESPECIAL CIDADES: CURITIBA

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login