Estação Ambuitá, em Itapevi, da Linha 8-Diamante, é inaugurada

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Estação Ambuitá, em Itapevi, da Linha 8-Diamante, é inaugurada

Por: Leonardo Godim . Há 7h
Mobilidade para quê?

Estação Ambuitá, em Itapevi, da Linha 8-Diamante, é inaugurada

Nova estação funciona em operação assistida desde abril e nesta segunda, 5, foi inaugurada oficialmente

4 minutos, 34 segundos de leitura

06/05/2025

Estação Ambuitá foi inaugurada nesta segunda-feira, 5

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 5, a nova estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante, na cidade de Itapevi, zona oeste da Grande São Paulo. Foi a primeira estação construída pela ViaMobilidade, que opera as linhas 8 e 9 do sistema de trens urbanos de São Paulo desde 2021. Já existiu uma parada no local, demolida em 2010 sobre promessas de que seria reconstruída e teria sua estrutura modernizada. A entrega, porém, acontece apenas agora, mais de duas décadas depois.

Localizada entre as estações Amador Bueno e Santa Rita, a Estação Ambuitá funciona em horário normal, das 4h à 0h, com intervalos médios de 30 minutos entre os trens – segundo a concessionária, o suficiente para atender a demanda estimada de 2.100 passageiros por dia.

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A nova edificação tem 3,7 mil m² de área construída, possui rampa para cadeirantes na entrada, elevadores para acesso às plataformas, corrimão, piso tátil e banheiros adaptados. Além disso, as escadas são fixas. A reconstrução custou R$ 26,5 milhões e estava prevista no contrato de concessão das linhas 8 e 9 para a ViaMobilidade, assinado em 2021.

Já existiu uma parada no local, demolida em 2010 sobre promessas de que seria reconstruída e teria sua estrutura modernizada. Foto: Agência SP

De fato, ela já funciona há um mês, em operação assistida. A inauguração oficial, porém, ocorreu apenas esta semana, com presença do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, entre outras autoridades. Neste primeiro mês, mais de 10 mil usuários utilizaram a estação, informou a ViaMobilidade.

Fim da extensão operacional na Estação Ambuitá?

Não há cobrança de tarifa no embarque por ser um trecho de extensão operacional, assim como em Amador Bueno e Santa Rita. Os passageiros devem desembarcar em Itapevi, onde fazem pagamento da passagem para seguir na Linha 8-Diamante. Contudo, o governador Tarcísio de Freitas afirmou, em seu discurso durante a inauguração, que pretende integrar a extensão operacional, única em toda a malha, no circuito normal da Linha da 8.

 “Vamos ainda implementar mudanças na sinalização e comunicação para botar esses trens no carrossel [circuito contínuo dos trens, como no resto da Linha 8], para não precisar fazer lá na frente baldeação na estação Itapevi”, afirmou o governador. A Secretaria de Parcerias de Investimentos confirmou a intenção, mas disse que não há previsão para realizar essa mudança. A concessionária, por sua vez, disse que prefere não se manifestar sobre esse ponto no momento.

Neste primeiro mês, mais de 10 mil usuários utilizaram a estação, informou a Via Mobilidade. Foto: Agência SP

Tarcísio também prometeu integração da região de Itapevi com o TIC Eixo Oeste, que vai ligar a capital paulista a Sorocaba. O governo divulgou detalhes do projeto do novo trem intercidades também nesta segunda-feira. Os estudos ainda são preliminares e não garantem qual será o traçado, mas os documentos citam, nesse sentido, uma parada em Amador Bueno.

Concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Segundo a ViaMobilidade já foram investidos R$ 4,1 bilhões na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda desde o início da concessão, assinada em 2021. Nesse sentido, a concessionária adquiriu 36 novos trens, substituiu mais de 60 km de trilhos, além de revisar de 120 km de via permanente, comprar 50 veículos auxiliares, implementar um novo Centro de Controle Operacional (CCO) e construir uma Oficina de Truques, onde ocorre a manutenção dos veículos.

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Além da construção de Ambuitá, outras 15 estações já foram reformadas e outras 20 estão em andamento com prazo de conclusão até 2027. Aliás, entre as futuras expansões está a integração com a Água Branca, futuro hub de transportes do Estado. A Linha 8-Diamante já opera na estação Lapa e vai até a Barra Funda, compartilhando o trecho com a Linha 7-Rubi. Porém, o início das obras para operação na Estação Água Branca depende de um aditivo contratual, sem previsão de acionamento.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou em discurso que pretende acabar com essa extensão operacional, única em toda a malha. Foto: Agência SP

Reconstrução da Estação Ambuitá

Inaugurada em 1949 como Parada Iracema, parte da Estrada de Ferro Sorocabana, a Estação Ambuitá funcionou até 2010. Na época, uma obra da gestão Geraldo Alckmin deixou sem operação por três anos todo o trecho de extensão operacional, de Amador Bueno até Itapevi, onde também havia a Estação Cimenrita.

Em 2013, quando a obra terminou, porém, apenas três estações foram entregues. Segundo informou à época o Estadão, os custos foram de R$ 83,5 milhões. Os trens que operavam a partir de então eram menores que no resto da linha e sem ar-condicionado. A demanda estimada era de 3,5 mil passageiros, dois terços maior do que a prevista para a linha atualmente. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos daquela gestão disse então que as duas estações demolidas seriam refeitas com início das obras ainda no ano seguinte, o que seria 2014.

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