Estação Mauá passará por reformas para modernização da Linha 10-Turquesa
Estação Mauá atende 50,5 mil passageiros por dia, em média; mesmo assim, problemas de acessibilidade persistem há décadas

A Estação Mauá, na região central do município localizado na região do ABC Paulista, terá que ser reformada como parte do projeto de concessão da Linha 10-Turquesa à iniciativa privada, cujo edital está para ser divulgado no terceiro trimestre deste ano. A readequação da principal estação ferroviária da cidade é uma promessa antiga, em especial pelos problemas de acessibilidade da atual estrutura, que só possui escadas fixas para acesso às plataformas.
O governo do Estado de São Paulo apresentou as mudanças nas audiências públicas do Lote ABC Guarulhos realizadas em feveirero e março. As obras incluem a reconstrução completa da estrutura de acesso na avenida Capitão João, a criação de uma nova passarela sobre os trilhos e instalação de três elevadores e escadas rolantes.
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Além disso, estão previstos novos sanitários públicos e reformas das áreas técnicas e operacionais da estação, manutenções no bicicletário existente e renovação das plataformas, com mudança do nível.
Estação Mauá está entre as piores condições de conformidade da Linha 10, segundo governo
Um dos anexos do lote de concessão da Linha-10 cita que Mauá está entre as estações em piores condições de conformidade. Ela compartilha esse status com as estações Juventus-Mooca, Ipiranga e Santo André. Por exemplo, segundo o anexo, não há sanitário para PCDs na estação, apenas uma cabine para pessoas com deficiência dentro do sanitário masculino.
Além disso, ela está sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento, obrigatório, comprova que a edificação atende às normas de segurança contra incêndio e pânico. O governo do Estado reconheceu também que a passarela que integra a estação com o terminal de ônibus está com diversas anomalias. Nesse sentido, o documento cita trincas na estrutura, infiltrações e armadura exposta.
A Estação Mauá recebe diariamente em média 50,5 mil passageiros e possui integração com o Terminal Central Mauá de Ônibus Urbano. Com a concessão da Linha 10-Turquesa, atualmente da CPTM, e criação da nova Linha 14-Ônix, essa demanda deve crescer 17% até 2040. Ou seja, segundo os estudos prévios do governo, ela vai ganhar 7 mil passageiros diários.
Acessibilidade é promessa antiga
Os problemas de acessibilidade da estação não são novos. Desde os anos 2000 o Ministério Público do Estado de São Paulo investiga queixas de passageiros. Em 2012, após muita espera, a CPTM e o MPSP firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nele, a companhia de trens se comprometeu a tornar todas as estações acessíveis até dezembro de 2014. Contudo, mais de 10 anos depois do prazo, a adequação da estação Mauá ainda está no campo das ideias.
Em dezembro de 2024 a CPTM abriu uma licitação para as obras de adequação de acessibilidade das estações Mauá e Prefeito Celso-Daniel, ambos na linha 10. Porém, exato um mês depois, a contratação foi adiada sem prazo definido. Os motivos não foram divulgados.
Enquanto isso, situações como a do passageiro do vídeo abaixo, divulgado nas redes sociais na metade do ano passado, continuam ocorrendo. As imagens mostram um cadeirante arrastando-se pela escada que dá acesso à plataforma, enquanto outra pessoa carrega sua cadeira de rodas.
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