Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, deve iniciar horário estendido ainda em 2025
Após diversos adiamentos e paralisações, obras chegam em etapa final; estação foi inaugurada em janeiro deste ano

A Estação Varginha, no extremo sul da capital paulista, deve iniciar sua operação comercial em horário estendido ainda neste segundo semestre, mas sem mês definido. Atualmente, a parada da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, funciona em operação assistida de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, sem cobrança de tarifa, no trecho entre as estações Varginha e Bruno Covas-Mendes-Vila Natal.
Conforme a CPTM, responsável pelas obras, o início da operação plena depende da conclusão da reposição de cabos e equipamentos vandalizados entre as duas estações. A etapa é necessária para emissão do certificado de segurança operacional pela empresa contratada para implantar o sistema de sinalização.
“Com esse documento, a ViaMobilidade estará apta a iniciar a operação plena da estação”, informou a concessionária, que mantém tratativas técnicas com a CPTM para liberar o serviço. Por enquanto, não há atrativos suficientes para atrair público à estação, devido a problemas de mobilidade, horários restritos e a necessidade de embarcar em outro trem na estação seguinte.
Até a publicação desta reportagem, a ViaMobilidade não enviou a média de passageiros por dia na estação. No primeiro mês de operação, o governo estadual divulgou que mais de 9,4 mil passaram por ali diariamente.
Estação Varginha e Bruno Covas-Mendes-Vila Natal: Um projeto de 10 anos e R$ 960 milhões
A Estação Varginha foi inaugurada em janeiro deste ano pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), após mais de uma década de atrasos. Além disso, o investimento pode ter ultrapassado os R$ 960 milhões, incluindo também a Estação Bruno Covas-Mendes-Vila Natal. O novo ponto de embarque ocupa a mesma área de uma antiga estação, desativada pela CPTM em 2001. Aliás, a plena operação da estação deve beneficiar cerca de 50 mil pessoas nos dias úteis.
Com infraestrutura de 5 mil m², o espaço conta com dois elevadores, quatro escadas rolantes, quatro fixas, banheiros adaptados e rota tátil. O entorno atende moradores de bairros como Parelheiros, Jardim Mirna, Jardim Guanabara, Jardim Campinas e Jardim Novo Horizonte.
Conexões e desafios de mobilidade na Estação Varginha
Apesar da entrega em janeiro, a mobilidade no entorno ainda enfrenta gargalos. Durante o meses seguintes a inauguração, passageiros precisavam caminhar cerca de 1,3 km até o Terminal de Ônibus Varginha, já que a passarela de ligação com a Avenida Paulo Guilguer Rosemberg não estava concluída.
A SPTrans afirma que 11 linhas municipais atendem a região, mas embarcam em pontos mais distantes. Um novo terminal de ônibus, ao lado da estação, está em construção com investimento de R$ 88,2 milhões e previsão de conclusão em 2026. O espaço deve atender 10 mil passageiros por dia e terá passarela de integração, plataformas de embarque e desembarque e recursos de acessibilidade.
Um histórico de atrasos e paralisações
As obras de expansão da Linha 9-Esmeralda para Varginha começaram em 2013, com prazo inicial de 18 meses e custo de R$ 350 milhões. Paralisações, cancelamento de contratos e bloqueio de repasses do PAC da Mobilidade provocaram sucessivos adiamentos. Por isso, o valor passou por revisão diversas vezes, chegando a R$ 945 milhões em 2019.
Somente em 2020, na gestão João Doria (PSDB), a construção da Estação Bruno Covas-Mendes-Vila Natal foi retomada. Por fim, em 2021, a penúltima estação da linha ficou pronta. Já Varginha permaneceu sem previsão até a entrega em janeiro deste ano, na gestão Tarcísio.
Linha 9-Esmeralda
A Linha 9-Esmeralda tem 37,3 km de extensão e liga Osasco ao extremo sul de São Paulo, passando por bairros como Vila Olímpia, Santo Amaro, Morumbi, Socorro e Grajaú. O trajeto acompanha a Marginal Pinheiros e hoje conta com 21 estações, incluindo Varginha.
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