Serviço 710 vai acabar e Linha 10-Turquesa irá até Barra Funda

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Fim do Serviço 710: Linha 10-Turquesa será ampliada até a Estação Palmeiras-Barra Funda

Por: Redação Estadão Mobilidade . Há 1 dia atras
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Fim do Serviço 710: Linha 10-Turquesa será ampliada até a Estação Palmeiras-Barra Funda

Artesp confirma que serviço será descontinuado no último semestre deste ano; data não foi divulgada

1 minuto, 40 segundos de leitura

11/06/2025

Serviço 710 na Estação Palmeiras Barra Funda
O motivo de descontinuidade é a concessão da Linha 7-Rubi, parte do projeto de construção do trem intercidades São Paulo-Campinas. Foto: Divulgação

Com o fim do Serviço 710, que faz conexão direta entra as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Linha 10 passará por ampliação até a Estação Palmeiras-Barra Fundo. A informação é da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Até então, o governo do Estado afirmava que a integração das duas linhas seria nas estações do Brás ou da Luz.

A Artesp não divulgou a data do fim do serviço, apenas que ela deve ocorrer no segundo semestre deste ano. O limite, porém, é novembro, quando a TIC Trens assume a operação da Linha 7-Rubi. Há previsões de que ele termine entre fim de julho e agosto.

Leia também: Serviço 710, da CPTM, terá alterações na Estação Palmeiras-Barra Funda a partir desta terça, 20/5

Enquanto ele existe, é possível ir em um mesmo veículo da Estação Jundiaí, cerca de 53 km a noroeste de São Paulo, até Rio Grande da Serra, no final da Linha 10-Turquesa, atravessando o ABC Paulista. A demanda mensal das duas linhas somadas é de quase 18 milhões de usuários.

Fim do Serviço 710 pode sobrecarregar Barra Funda

Apesar de menos movimentada que a Luz, a Estação Palmeiras-Barra Funda é uma das maiores da cidade. Ele faz integração entre uma rodoviária, uma linha de metrô, três linhas de trens suburbanos e, além disso, um terminal de ônibus. Somente pela Linha 7-Rubi, são 3,4 milhões de passageiros que passam pela estação mensalmente, segundo dados da CPTM.

O motivo da descontinuidade é a concessão da linha até Jundiaí, leiloada como parte do projeto de construção do trem intercidades São Paulo-Campinas. Assim, a TIC Trens assume a operação a partir de novembro. Ao Estadão Mobilidade, o diretor da TIC Trens, Federico Andrés, afirmou que independente do interesse da concessionária, o contrato vigente impede que o serviço continue.

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