Voltar
Mobilidade para quê?

Final de ano sem estresse

Para dar conta de tudo, as ferramentas digitais são grandes aliadas para ganhar tempo nos deslocamentos, gerenciar os gastos e comprar de forma mais segura e planejada

4 minutos, 35 segundos de leitura

17/12/2020

Foto: Divulgação

Dezembro é aquela correria para resolver as pendências, fazer compras, planejar o próximo ano e, ainda, recarregar as baterias — seja na praia, no campo ou mesmo na própria residência. Felizmente, e cada vez mais, a tecnologia dá aquela mãozinha para facilitar e planejar essa rotina, ajudando a economizar tempo e dinheiro.  

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o comércio eletrônico resultou na abertura de uma nova loja virtual por minuto, ou seja, entre março e abril deste ano, 107 mil e-commerces foram criados para venda de produtos no Brasil. E, cada vez mais, com poucos cliques: de acordo com um levantamento da AppsFlyer, plataforma de atribuição e análise de marketing móvel, os 70 principais apps de e-commerce no País receberam 45 milhões de instalações somente em novembro.

Compras online: conveniência com poucos cliques 

Variedade de produtos, comodidade, ganho de tempo e dinheiro, pesquisa preços e feedback de outros usuários são algumas das vantagens das compras remotas — sobretudo nos últimos meses quando muito mais gente aderiu a essa modalidade. 

Com isso, tanto as grandes marcas quanto as pequenas empresas precisaram se adaptar à nova realidade, com o auxílio de novas tecnologias para aprimorar ainda mais a experiência do consumidor.

As empresas investiram em novos canais de compras (como o WhatsApp), variedade de formas de pagamento para se adequar às necessidades dos clientes, uma logística ainda mais rápida para as entregas, mais canais de comunicação, além de ferramentas que garantam  mais segurança na hora de comprar. 

No entanto, mesmo que o hábito tenha vindo para ficar e as pessoas estejam confiando mais no mercado digital, é preciso ter cuidado com as compras online: a digitalização acelerada também trouxe como consequência o aumento dos golpes e de fraudes digitais.

De olho na segurança no computador ou celular

  1. Não utilize celulares de outras pessoas e computadores públicos;
  2. Conecte-se a redes conhecidas e protegidas com senha;
  3. Mantenha o antivírus atualizado;
  4. Verifique se o site é confiável. Observe se conta com todas as informações sobre a empresa, como telefone de contato, endereço, CNPJ, assim como a presença e o relacionamento da marca em suas redes sociais;
  5. Depois de finalizar suas atividades, apague seu e-mail e dados do cartão de crédito tanto no equipamento quanto no site da loja; 
  6. Procure comprar de lojas conhecidas, pesquise as reputações das que você não conhece em órgãos de defesa do consumidor — inclusive opiniões e experiências de outros usuários quanto à procedência, qualidade do produto e cumprimento do prazo de entrega;
  7. Se tem dúvida, não clique em ofertas que chegam por e-mail. O melhor é entrar no site da empresa, procurar pelo produto e ver se o anúncio corresponde;
  8. Desconfie de descontos e promoções mirabolantes, com preços muito abaixo dos praticados;
  9. Preste atenção nas formas de pagamento (boleto, transferência online) e se há redirecionamento do site da loja para outros ambientes. Os pagamentos por cartão de crédito costumam ser mais seguros, pois a instituição verifica a loja antes de liberar o pagamento (acione essa funcionalidade junto à sua operadora, bem como os avisos a cada uso do cartão);
  10. Armazene todos os dados e e-mails sobre a sua compra. De preferência, dê um print screen (cópia da imagem) passo a passo da jornada de compra: do produto em oferta, as informações de pagamento e prazo de entrega.

Precisa se deslocar? 

Para quem prefere as lojas físicas, o adesivo Veloe (www.veloe.com.br) pode ajudar nos deslocamentos já que agiliza o pagamento em mais de 380 estacionamentos em todo o País — e chega de perder tíquetes no meio das sacolas. A facilidade é ainda maior nas rodovias pedagiadas, especialmente para quem vai tirar uns dias de folga na praia ou no interior. 

Atualmente, o carro individual ou usado apenas por quem mora na mesma casa é considerado o meio de transporte mais seguro para evitar a contaminação pelo covid-19 e o pagamento automático com adesivo traz ainda mais essa tranquilidade para quem viaja com a família: com ele, não é preciso enfrentar filas em cabines nem ter qualquer contato humano, uma vez que dispensa o uso de dinheiro trocado e cartões.

Para tornar o passeio ainda mais agradável, o perfil Veloe no Spotify traz trilhas para toda a família, que atendem a todos os estilos e gêneros musicais — elas vão do pop animado, eletrônica até as mais relax, passando por aquelas músicas que não podem faltar nas datas comemorativas.  

Mais controle sobre os gastos 

Até mesmo as viagens curtinhas precisam de planejamento e roteiro. Além da hospedagem, coloque na ponta do lápis a manutenção do carro, abastecimento, alimentação, lazer, compras e, claro, a rotina dos pedágios da sua road trip

Aliás, outro grande o benefício do adesivo Veloe é contabilizar esses valores na fatura, ajudando a gerenciar todos os gastos com deslocamentos. Tanto o site quanto o aplicativo possuem ferramentas que facilitam essa tarefa, com informações detalhadas de uso. Para estradas, além de 12 mensalidades grátis e entrega também gratuita do adesivo, a Veloe tem planos* a partir de R$14,90.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login