Foco nos dados relevantes é trunfo na gestão de frotas
Mais do que dispor de um grande volume de informações, o verdadeiro diferencial é identificar quais são pertinentes e contribuem efetivamente para as tomadas de decisão
3 minutos, 51 segundos de leitura
29/01/2024
Por: Cobli e Estadão Blue Studio
Ter uma grande variedade de dados à disposição vem se consolidando como uma ferramenta essencial para a gestão de frotas, tanto no que diz respeito à ampliação da segurança quanto da eficiência. Essas informações são fornecidas por soluções de videotelemetria, que combinam sensores e câmeras para registrar os mais diversos indicadores dos veículos, a exemplo de velocidade, consumo de combustível, motor ocioso, acelerações e frenagens, além da identificação automática de situações de risco e da indicação das melhores rotas.
Para que esses recursos tecnológicos entreguem todo o potencial que carregam, é fundamental, no entanto, combinar a quantidade de dados com a qualidade no processamento. “É preciso extrair, do amplo volume de informações produzidas, aquelas que se mostram de fato relevantes para cada operação”, ressalta Parker Treacy, CEO e cofundador da Cobli, empresa que oferece soluções para descomplicar e potencializar a gestão de frotas – incluindo a Cobli Cam, seu serviço de videotelemetria.
Treacy descreve que os benefícios proporcionados pela plataforma envolvem três pilares: ampliar a eficiência (para percorrer mais quilômetros ou realizar mais visitas por dia, por exemplo), reduzir os custos (com combustível, manutenção e força de trabalho) e reforçar a segurança e o compliance dos motoristas (incentivando comportamentos adequados e, com isso, reduzindo riscos). Como a prioridade pode variar muito de setor para setor e de empresa para empresa, a Cobli oferece um atendimento customizado, que ajuda cada cliente a focar no que será mais impactante para a sua realidade
O grande benefício inicial, lembra Treacy, é deixar a operação mais visível e os gargalos evidentes. Isso envolve obter parâmetros sobre situações que até então permaneciam sem compreensão e, em consequência, sem controle. “Muitos clientes chegam com variações inexplicadas no consumo de combustível de um veículo para outro”, ele exemplifica. “Num primeiro momento, nosso sistema ajuda a encontrar as explicações e a estabelecer referências para que os desvios deixem de ocorrer. Depois, transforma-se num recurso valioso de melhoria contínua e de apoio às tomadas de decisão.”
Tecnologia a favor de dados
Um dos clientes da Cobli é o Grupo Macor, tradicional empresa com 29 anos que atua no setor de segurança patrimonial e escolta armada. Desde que a relação foi iniciada, em 2022, a empresa evoluiu a visibilidade dos diagnósticos. “No início da parceria, o nosso foco era reduzir os custos com combustíveis”, lembra o presidente do Grupo Macor, Autair Iuga. “Após a implementação do projeto, no entanto, vislumbramos funcionalidades que agregaram ainda mais, como o acompanhamento full time dos veículos em operação de escolta armada, alertas relacionados a desvios de velocidade e a motor ocioso, telemetria e tecnologia onboard de vídeo.”
Outra vantagem proporcionada pelo sistema é o cadastramento prévio das rotas autorizadas, o que permite identificar eventuais desvios e não conformidades na operação. “Acompanhar simultaneamente as atividades que o colaborador está executando fora das suas instalações traz maior assertividade nas trocas de informações com a empresa, com o cliente e também com a sociedade, pois atuamos em uma atividade que por si só contém certo índice de periculosidade”, diz Iuga. “Desta forma, conseguimos ter maior precisão dos dados e garantimos que está tudo em conformidade nas operações.”
Os gastos do Grupo Macor com combustível foram reduzidos em 12% desde o início da parceria com a Cobli, mas vários outros benefícios foram obtidos, como a redução de 46,2% nos danos patrimoniais decorrentes de acidentes de trânsito. A inteligência artificial presente na Cobli Cam identifica automaticamente comportamentos de risco e atua para demonstrar aos gestores a necessidade de intervenção, tanto em tempo real quanto posteriormente, por meio de treinamentos e orientações.
Com base nos dados obtidos e processados, o Grupo Macor criou um programa interno de treinamento e reciclagem para condução mais prudente e segura (Copa dos Vigilantes), o que inclui a concessão de prêmios financeiros aos colaboradores que apresentam os melhores desempenhos no conjunto de comportamentos e condutas – incluindo velocidade, prevenção de acidentes, ausência de multas de trânsito e execução dos conceitos de direção defensiva. Iuga conclui reforçando que de nada adiantaria toda essa sólida base de dados se não houvesse um time engajado e comprometido em trabalhar as informações da melhor maneira possível.
*Conteúdo patrocinado por Cobli
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários