Gasta muito tempo no trânsito? Conheça tecnologia que economiza 83 horas por ano
Além de reduzir o tempo no trânsito, semáforo inteligente reduz emissões de CO2 e combustível

Em uma cidade como Curitiba (PR), por exemplo, o tempo médio que uma pessoa passa se deslocando é de 33 minutos por dia. Porém, após a adoção de uma tecnologia de semáforos inteligentes, foi possível economizar 30% desse tempo. Isso corresponde a 83 horas por ano, são 3,4 dias a mais para realizar outras atividades.
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Além de acelerar os deslocamentos daqueles que utilizam carros particulares, e tecnologia permite economia de combustível e reduziu a emissão de CO₂. A inovação e os primeiros resultados do uso dos semáforos Headway da empresa Dataprom foram divulgados no Smart City Expo Curitiba pelo gerente comercial da empresa curitibana, José Henrique Santos. O evento ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de março na Ligga Arena e discutiu soluções para cidades inteligentes.

Menos tempo no trânsito
“O que dá inteligência para os semáforos é o controlador, ele consegue se adaptar ao trânsito e vai muito além de acionar as lampadas coloridas”, explica o gerente comercial. Por meio de câmeras de monitoramento, a tecnologia identifica o volume de veículos, os tipos de modais e os pedestres aguardando para atravessar. Além disso, a rede de transporte coletivo pode ser equipada com sinalizadores de prioridade.
Desta forma, os semáforos organizam o trânsito de forma que os ônibus sequer precisem parar. Conforme a Dataprom, isso faz com que os ônibus fiquem 53% menos tempo parados.
“O controlador faz 3 bilhões de cálculos para o segundo para determinar quantos veículos estão passando”, explica José Henrique. “Isso permite controlar os semáforos de acordo com as condições do momento, alterando o tempo de cada luz colorida,”
No caso de Curitiba, a Dataprom calculou que a implementação da tecnologia permite economizar 3,4 dias em que o morador da cidade deixar de estar no transporte, para aproveitar com a família, amigos ou realizando outras atividades. Segundo José Henrique, no Brasil, a Dataprom é a única empresa que oferece essa tecnologia, já bastante utilizada na Europa.
Ganhos com os semáforos inteligentes
Um semáforo funciona em ciclos, ou seja, toda vez que ele varia, um ciclo é contabilizado. Portanto, quanto mais ciclos os Headways da Dataprom realiza, mais a inteligência desses semáforos entra em prática. Conforme divulgado pela Dataprom a pedido do Mobilidade Estadão, três cidades se destacaram na “ciclagem” após a implementação da tecnologia.
Em Curitiba, os ciclos aumentaram em 39%. Portanto, saíram de 1,026 ciclos para 1,470. Já em Rio Verde, em Goiás, os semáforos realizavam 984 ciclos por dia e passaram para 1.150, um aumento de 15%. Em Joinville, localizada em Santa Catarina, passou de 1419 para 1850 ciclos, um ganho de 30%.
Além das cidades citadas, a Dataprom já implementou a tecnologia em:
- Garibaldi (RS), Jaraguá do Sul (SC), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), Ponta Grossa (PR), Pinhais (PR), Toledo (PR), Campos de Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Mogi Mirim (SP), Goiânia (GO), São Luís (MA) e Porto Velho (RO).
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*A jornalista viajou a convite do iCities
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