Fabricada desde 1976, a Honda CG completa 45 anos em 2021. O modelo que nasceu com 125 cc, agora tem motor de 160 cc e se mantém como a moto mais vendida do Brasil. Como diz o ditado “em time que está ganhando não se mexe”, a Honda fez alterações discretas na linha CG 160 2022.
A CG 160 2022, na verdade, passou por um face-lift. Foram mantidas as quatro versões – Start, Fan, Cargo e Titan - que ganharam detalhes e acabamentos que reforçam a identidade visual específica de cada versão, como carenagens do farol, tanque e rabeta.
Embora não tenha sofrido mudanças significativas, os modelos 2022 da Honda CG 160 ficaram 5% mais caros, em média.
A CG 160 Start, antes tabelada a R$ 10.020, passa a ter preço sugerido de R$ 10.520. A versão intermediária CG 160 Fan vai ser vendida por R$ 11.760; a CG 160 Cargo, por R$ 11.900; e a top de linha CG 160 Titan 2022 vai custar R$ 13.040. Os valores têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas com frete ou seguro, ou seja, os modelos devem custar mais do que isso para o consumidor final.
Quadro, suspensões, rodas e motor são os mesmos da geração anterior, ou seja, chassi do tipo diamante em aço estampado, rodas aro 18 e o motor de um cilindro, 162,7 cm³, OHC, arrefecido a ar.
Com exceção da Start, versão de entrada, todas as outras CG 160 são flex e rodam com gasolina e etanol.
O motor produz 15,1 cv de potência máxima e 1,54 kgf.m de torque, quando abastecidas com etanol – no caso da Start, os números de desempenho são 14,9 cv e 1,40 kgf.m com gasolina.
Outra diferença da Start está na parte ciclística. A versão mais barata da CG 160 2022 traz rodas raiadas e freio a tambor na dianteira e na traseira. Já as outras CG 160 vêm de fábrica com rodas de liga-leve e freio a disco na dianteira. Todas, porém, são equipadas com sistema de freios combinados (CBS).
Versão mais cara e “sofisticada” da linha CG 160, a Titan ganhou nova carenagem do farol. As aletas do tanque também mudaram e trazem entradas de ar. Outra diferença para as versões mais em conta da CG 160 é que a rabeta da Titan foi redesenhada e ficou mais encorpada. O pneu traseiro da Titan também é mais largo do que nas outras CG: a medida é 100/80-18, enquanto nas outras versões é 90/90-18.
A Honda CG 160 Titan chega às lojas em três opções de cores: vermelha perolizada, cinza metálica e amarelo perolizado, que mais lembra um dourado. O preço sugerido da Titan 2022 é de R$ 13.020.
A intermediária CG Fan 160 traz um meio-termo entre a Titan e a Start. A carenagem do farol também é nova e traz entradas de ar, como as aletas do tanque – menores do que na Titan, mas ainda assim conferem mais porte ao modelo.
As rodas são de liga-leve e o freio dianteiro a disco, com sistema CBS. A Honda CG 160 Fan 2022 também terá três opções de cores: azul perolizado, vermelha e preta. O preço sugerido é de R$ 11.760.
A versão para uso profissional, CG 160 Cargo, tem o mesmo acabamento, mas está disponível apenas na cor branca. A Cargo ainda vem com bagageiro, que tem capacidade para 20 kg, e seu preço é de R$ 11.900.
Versão mais barata e simples da CG 160 2022, a Start traz carenagem do farol na cor preta e não vem com aletas no tanque – que, aliás, tem menor capacidade (14,6 litros contra 16,1 litros na versões flex) e só pode ser abastecido com gasolina.
Outro diferencial da versão de entrada são as rodas raiadas e o ultrapassado freio a tambor, na dianteira. Disponível em três cores – cinza, preta e vermelha – a CG 160 Start tem preço sugerido de R$ 10.520.