A Buser deu início à instalação de inteligência artificial em seu sistema de segurança. Dessa forma, o equipamento da startup de viagens de ônibus por aplicativo conta com câmeras inteligentes que farão parte da frota de ônibus a partir deste mês.
O uso de inteligência artificial como aliada na redução de acidentes tem se tornado comum entre diversas startups, entre elas empresas de mobilidade e transportes.
O conjunto com três câmeras é controlado por inteligência artificial interligada à central de monitoramento. O primeiro equipamento conta com um sensor anticolisão, que detecta a aproximação de veículos, animais e demais fatores potenciais. Ao mesmo tempo, o segundo sensor monitora quando o motorista troca de pista sem sinalização.
Já a terceira função é voltada aos motoristas. O sensor inteligente é programado para identificar sinais de cansaço ou desatenção dos condutores.
O monitoramento da máquina consegue avaliar o ritmo e o número de piscadas, bem como desvios no olhar do condutor.
“A inteligência artificial não faz tudo sozinha, precisamos interpretar os dados corretamente, programar e analisar. Mas é a partir desses indicadores de comportamento no volante que tomamos medidas preventivas para evitar que ocorra um acidente”, explica o head de Segurança na Buser, Evandro Salgado.
Ao indício de risco, o sistema gera alertas sonoros para o motorista. Mas, caso o aviso seja disparado mais de três vezes, a central de monitoramento é acionada. De acordo com a Buser, o tempo médio entre a constatação do problema e a resolução leva cerca de um minuto.
Até então, o equipamento já foi instalado em mais de 50 ônibus parceiros. Conforme a startup, a previsão é implementar a tecnologia em 250 ônibus até o final do segundo semestre. Esse número equivale a 80% da frota fixa que roda com a plataforma atualmente.
Além de utilizar tecnologia a serviço da segurança nas estradas, a Buser conta com uma estrutura de monitoramento que envolve mais de 50 pessoas. A equipe é formada pelas áreas de qualidade, risco e segurança.
Antes desse sistema, a startup já havia instalado o telemetria veicular. Essa tecnologia permite monitorar e coletar dados dos ônibus em tempo real. Ao mesmo tempo, identifica oportunidades de treinamento e melhoria.
Saiba também: Inteligência artificial e rede 5G tornarão o trânsito mais seguro