No ano passado, a Iveco renovou sua linha de veículos comerciais leves. A Daily ganhou o mesmo desenho, bem como acabamentos e inovações das versões lançadas na Europa.
Como os veículos de carga representam a maior parte de vendas da linha, a montadora destacou, naquele momento, os principais diferenciais daquela gama. Agora, porém, chegou a vez de apresentar a linha de passageiros, com lançamento simultâneo no Brasil e demais países da América Latina, como Argentina, Chile e Peru.
Os novos modelos chegam em duas versões: Minibus e Vetrato. Ambos com opções de peso bruto total (PBT) de 4,2 e 5 toneladas.
Na versão Minibus, a mais tradicional, o veículo é completo de fábrica. Ou seja, já configurado com a quantidade de assentos que o cliente precisa. A opção Vetrato, como o nome sugere, é toda envidraçada. Porém, o layout de acabamento do salão é terceirizado conforme a necessidade do operador.
Assim, o cliente pode optar por implementadores de terceiros, como a Iveco pode indicar algum parceiro. Independentemente da opção que o frotista eleger, os veículos estão disponíveis nas versões para 15 passageiros, mais o motorista, com a Daily 45-170, de rodado simples traseiro. E de 18 ou 20 passageiros, mais o motorista, no modelo 50-170, com rodado duplo traseiro.
De acordo com a engenharia da Iveco, a Daily passageiros se destaca entre os concorrentes pela utilização da plataforma baseada em chassi-longarina, o que faz com que a vida útil do produto seja superior, quando comparado com veículos monobloco.
Além disso, as novas Daily permitem uma variedade de aplicações, como o transporte urbano, intermunicipal, fretamento, locação, turismo entre outros.
Diretor da Iveco Bus, Danilo Fetzner acredita que os modelos chegam em um momento em que o setor de transporte de passageiros começa a dar sinais de recuperação.
“Os novos veículos vão competir em um mercado que deverá crescer entre 8% e 10% no próximo ano. A Iveco quer estar preparada para atender o cliente com esses novos modelos”, diz Fetzner.
A versão Minibus oferece acessibilidade por meio do chamado dispositivo de poltrona móvel (DPM). Esse equipamento posiciona a assento do lado de fora da van. Dessa forma, o passageiro consegue embarcar e desembarcar com mais facilidade. O recurso é útil também para idosos.
No que se refere à segurança, o modelo traz os mesmos atributos da gama dedicada à operação de carga. Como assistente de estabilidade eletrônico. Sistema que atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda, individualmente, quando o veículo se torna instável. Assistente de freio hidráulico que aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida, reduzindo a distância de parada.
Há ainda o dispositivo chamado compensação hidráulica de frenagem, que é capaz de detectar condição anormal do sistema de freio e aumentar a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
O controle eletrônico de estabilidade ajuda o veículo, no caso de ele perder aderência das rodas dianteiras, intervindo no torque e no freio, aumentando a capacidade de manobra. Por fim, há o controle de partida em subidas, o chamado Hill Holder. O sistema mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas, em qualquer situação, incluindo o veículo em marcha à ré em uma subida, por exemplo.
O novo Iveco Daily Minibus traz, de série:
O motor F1C é produzido pela FPT Industrial. Trata-se de um propulsor 3.0 16V de quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail. Ele desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm, com torque de 4 mkgf a 1.250 rpm e 2.900 rpm. Logo, um dos mais amplos da categoria. A motorização conta com a tecnologia EGR, de recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador.
O câmbio dos veículos é manual, de seis velocidades, da ZF. Porém, a Iveco adiantou que já está trabalhando na versão automatizada para os modelos. E isso deve ocorrer com a chegada da gama Euro 6.