Linha 15-Prata terá operações suspensas no sábado, 8/11, à noite para teste com nova frota de trens
Os testes atuais são de sinalização para integração com os outros sitemas do ramal metroviário que circula na zona leste da cidade
Neste sábado (8) a operação da Linha 15-Prata se encerram às 19h para testes na nova frota de trens adquiridos para o percurso e durante o período de parada. O sistema Paese oferecerá apoio aos passageiros para deslocamento por toda a extensão da linha, que vai da Vila Prudente até o Jardim Colonial. No domingo (9) as operações voltam ao normal a partir das 4h40.
Os testes nos novos trens adquiridos servem para garantir a segurança e detectar eventuais ajustes. O ramal já avaliou propulsão, freio, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. No momento estão sendo realizadas verificações nos sistemas de sinalização para integração com os outros sistemas da linha.
Leia mais: Consulta Pública da Linha 16-Violeta tem prazo prorrogado por mais 17 dias
Na sequência, serão examinados carga, suavidade e conforto, simulando operações reais de operação a avaliando a interação do trem com a via. Segundo o Metrô, os testes têm sido positivos e e dentro das especificações estabelecidas.
A Linha 15-Prata receberá 19 trens novos
A nova Frota S conta com 19 composições que terminarão de ser entregues até 2026, com a produção destes trens vindo da China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC). Os veículos ainda possuem um sistema UTO (Unattended Train Operation) de transmissão que não precisa de condutor. A Linha 15-Prata transporta hoje cerca de 150 mil passageiros por dia e tem uma extensão de 14,3 km.
O final da entrega das composições pretende acompanhar o fim das obras de expansão do ramal até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.
Leia também: Grande Prêmio São Paulo: saiba como reservar vaga no estacionamento ao lado da estação Pinheiros
Do total, 12 destes trens novos já estão no Pátio Oratório e fazem parte do lote para ampliar a capacidade de transporte da linha. A previsão é que a Frota S entre em operação comercial até o primeiro semestre de 2026.
Os veículos possuem ainda monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia, oferecendo mais segurança e conforto aos passageiros.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários