Linha 16-Violeta: Governo de São Paulo abre Consulta Pública

Buscando sugestões para:


Publicidade

Linha 16-Violeta, que vai ligar os Jardins à zona leste da capital paulista, abre consulta pública

Por: Vitor Queiroz . Há 1 dia atras
Mobilidade para quê?

Linha 16-Violeta, que vai ligar os Jardins à zona leste da capital paulista, abre consulta pública

A abertura para consulta pública para a Linha 16-Violeta foi publicada nesta segunda-feira (6/10) no Diário Oficial do Estado

3 minutos, 6 segundos de leitura

06/10/2025

Linha 16-Violeta passa por consulta pública nestes próximos 30 dias.
Consulta Pública da Linha 16-Violeta ocorrerá nos próximos 30 dias. Usuários terão até 7/11 para enviar suas propostas de melhorias no projeto. Foto: Adobe Stock

O Governo de São Paulo anunciou hoje (6), por meio do seu Diário Oficial, a abertura de consulta pública para a Linha 16-Violeta. Com isso a sociedade poderá contribuir com sugestões para aperfeiçoamento do projeto até dia 7 de novembro. Durante os dias 7 e 8 de outubro também serão realizadas audiências públicas sobre a obra.

As ideias devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail oficial da Linha 16-Violeta e o formulário que deve ser utilizado como base pode ser encontrado no site da Secretaria de Parcerias de Investimentos (SPI), na aba de audiências e consulta pública. Segundo o Governo do Estado, serão consideradas todas as contribuições enviadas neste prazo de um mês e que atendam o padrão solicitado.

Leia também: Tarifa zero no transporte público nacional é viável? Saiba quanto custaria a gratuidade universal

As audiências públicas marcadas para os próximos dois dias serão realizadas de forma presencial na terça (7/10) às 9h no auditório do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) , e de forma on-line na quarta (8/10), às 15h, com transmissão pelo canal oficial do Governo de São Paulo no YouTube.

Essas audiências têm como objetivo apresentar os detalhes do projeto e esclarecer dúvidas antes da publicação do edital de concessão que está programado para ocorrer no primeiro semestre de 2026.

Leia mais: ‘SP paga R$ 42 milhões por estudo da Linha 16-Violeta que poderia ser feito sem custo’

O trajeto da Linha 16-Violeta

O projeto da Linha 16-Violeta é uma Parceria Público-Privada (PPP) que prevê, segundo a SPI, uma injeção de R$37,5 bilhões para a contrução de 19 km de extensão e 16 estações inicialmente, ligando os Jardins à Zona Leste de São Paulo. De acordo com o Governo do Estado, a expectativa é de transportar uma média de 475 mil passageiros por dia até 2040.

Mapa da Linha 16-Violeta
Mapa da Linha 16-Violeta. Obra pretende ligar os Jardins à zona leste de São Paulo. Foto: Divulgação

Segundo o projeto, a linha deverá contar com 8 integrações em diversas linhas, incluindo as Linhas 1-Azul e 2-Verde nas estações Ana Rosa e Anália Franco, Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire, Linha 10-Turquesa na Estação São Carlos, além de projetos ainda não concluídos como a Linha 6-Laranja, na estação São Carlos e linhas futuras como a Linha-19 Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom na estação Teodoro Sampaio.

A obra vem sendo apelidada pela SPI de “Linha dos Parques” por ter estações próximas aos parques Ibirapuera, da Aclimação, Independência e Ceret. Segundo o Governo do Estado, o projeto poderá fortalecer as atividades culturais e o lazer na cidade de São Paulo.

Saiba mais: Linha 16-Violeta do Metrô, conheça o futuro trajeto e detalhes do ramal

Trajeto economizará até 1 hora de trânsito

O trajeto que a Linha 16-Violeta percorre leva 1h30 de carro no trânsito, e a promessa é de reduzir essa viagem para 30 minutos com o Metrô. Além disso, a obra poderá, segundo dados divulgados pelo Governo, juntamente com outros projetos do Metrô de São Paulo, cortar 2,5 milhões de toneladas de CO₂ por ano até 2040.

A empresa Acciona, responsável pela construção da Linha 6-Laranja, já manifestou interesse para o Estado de São Paulo, enviando a Manifestação de Interesse Privado (MIP) ao Governo. A ideia é reutilizar os tatuzões utilizados na contrução da Linha 6-Laranja para a futura obra.

O projeto final conta com 32 km de extensão com a ampliação da linha chegando até a estação Cidade Tiradentes na terceira fase de implementação.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login