Linha 17-Ouro: Metrô faz ‘tomografia’ das vigas antes de receber novos trens
Inspeção verificou se vigas são seguras para sustentar os trens da nova Linha 17-Ouro em cima da av. Jornalista Roberto Marinho

As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de SP, que estão na reta final, deram mais um passo. Uma das últimas fases foi uma bateria de inspeções nas vigas-guias, nome dado às estruturas de concreto armado que vão segurar os veículos sobre importantes avenidas da capital paulista.
Leia também: Trem da BYD, da Linha 17-Ouro, poderá operar por 8 km em situações de emergência
As inspeções foram feitas com um escaneamento a laser 3D, espécie de “tomografia” das estruturas. Assim, segundo o Metrô de SP, 14 km de vigas foram verificados (das vias 1 e 2 da linha), faltando ainda o tratamentos dos dados coletados.
A previsão é que a conclusão seja ainda este ano, e a operação do no futuro ramal comece em 2026. Nesse sentido, o governo de São Paulo divulgou, nesta quarta-feira, 24 de abril, que os testes com os trens já começaram no trecho de 4,5 km que vai do Pátio Água Espraiada até a Estação Vila Cordeiro.
Em que estágio está a Linha 17-Ouro do monotrilho?
O empreendimento da linha, como um todo, já está com 78% da estrutura física construída. Assim, o projeto terá extensão de 6,7 km ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, com 8 estações. Além disso, serão 14 trens da tecnologia monotrilho, dois dos quais já chegaram ao pátio da concessionária.
Dessa forma, linha terá integração com o Aeroporto de Congonhas (Estação Congonhas), SPTrans (Estação Vereador José Diniz e Chucri Zaidan), Linha 5-Lilás (Estação Campo Belo) e com a Linha 9-Esmeralda (Estação Morumbi). Portanto, visa atender a demanda estimada é de 93 mil passageiros por dia útil.
O contrato foi assinado em 2018 e, dessa forma, incluiu a concessão da Linha 5-Lilás pelo consórcio Via Mobilidade. Com validade de 20 anos, os investimentos contemplam mais de R$ 3 bilhões em manutenção, conservação, melhorias, requalificação, adequação e, além disso, a expansão das linhas ao longo do contrato.
Veja, então, em que estágio está cada uma das estações e a via:
- Aeroporto de Congonhas: 88,0%
- Washington Luís: 70,3%
- Brooklin Paulista: 78,8%
- Vereador José Diniz: 82,2%
- Campo Belo: 81,7%
- Vila Cordeiro: 68,3%
- Chucri Zaidan: 70,0%
- Morumbi: 82,0%
- Pátio Água Espraiada: 74,0%
- Via do trecho Washington Luís/Aeroporto de Congonhas – Morumbi: 90,8%
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários