Linha 4-Amarela do metrô de SP: quando ficará pronta a extensão até Taboão da Serra?
Suposto documento diz que a Linha 4-Amarela ficará pronta só em 2030, dois anos depois do anunciado pelo governo do Estado de São Paulo
![Linha 4-Amarela Linha 4-Amarela](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2024/07/linha-amarela.jpg)
A imagem de um cronograma presente no Relatório Ambiental Preliminar (RAP) gerou muitas dúvidas sobre a previsão de entrega das obras da Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro. O documento foi divulgado no mês passado em um site especializado em transporte público.
No relatório consta que a Licença de Operação para o funcionamento da extensão até Taboão da Serra, município localizado ao lado de São Paulo, está prevista para o segundo trimestre de 2030. Isso significa um atraso de dois anos em relação ao cronograma divulgado anteriormente pelo governo do Estado de São Paulo.
Leia também: Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda: por que os trilhos foram pintados de branco?
Por que o cronograma da Linha 4-Amarela foi alterado?
O relatório antigo, elaborado pela concessionária e divulgado também neste mesmo site, estabelecia um planejamento de quatro anos, com início das obras no segundo semestre de 2024 e conclusão no primeiro semestre de 2028, conforme anunciado pelo governo estadual. No entanto, esse prazo não foi cumprido.
Com o novo documento, a previsão de entrega foi revisada. Agora, a conclusão total da obra está prevista para 2030, com o início das obras programado para o segundo trimestre de 2025. Ou seja, a partir de abril.
Quanto será investido na obra?
Para essa expansão de 3,3 km, o governo de São Paulo pretende investir R$ 3,4 bilhões. O projeto inclui duas novas estações: Taboão da Serra (que será a primeira estação do sistema metroviário fora da capital paulista) e Chácara do Jockey. Segundo estimativas, a futura expansão trará cerca de 100 mil passageiros a mais para a Linha 4-Amarela.
No entanto, a construção da Estação Chácara do Jockey enfrentou manifestações da população que habita a região contrária à supressão vegetal. Esse processo envolve a remoção de uma área de vegetação para viabilizar a obra.
Assim, a companhia aguarda até o final do primeiro trimestre de 2025 para a emissão da licença ambiental pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
O Mobilidade Estadão questionou a ViaQuatro sobre o novo prazo e sobre as manifestações da população. Em nota, a concessionária informou que “o cronograma previsto para as obras de extensão da Linha 4-Amarela segue inalterado. Os pedidos de licenças podem ser antecipados de acordo com andamento das obras”.
A empresa também relatou que “para a apresentação do projeto de expansão foram realizadas audiências públicas com participação ativa da comunidade nas regiões das duas novas estações”.
Leia também: Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF e confira atualizações
Linha da integração
A Linha 4-Amarela, conhecida como “a linha da integração”, começou a operar em outubro de 2010, com a inauguração das estações Paulista e Faria Lima.
Atualmente, a linha possui 12,8 km de extensão e 11 estações. O ramal metroviário liga a Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.
A linha faz conexões com as Linhas 1-Azul e 2-Verde, do Metrô, Linhas 7-Rubi e 11-Coral, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade. Segundo o mais recente relatório da companhia, o ramal transporta 596 mil passageiros por dia.
Leia também: Linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante poderão ser unidas por um novo viaduto ferroviário; saiba mais
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários