Linha 4-Amarela tem lentidão e causa caos no transporte público

Buscando sugestões para:


Publicidade

Linha 4-Amarela tem lentidão e causa caos no transporte público de São Paulo

Por: Vitor Queiroz . Há 36 min
Mobilidade para quê?

Linha 4-Amarela tem lentidão e causa caos no transporte público de São Paulo

Lentidão da Linha 4 afetou todo o sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo, além de aumentar os congestionamentos das vias da cidade

1 minuto, 57 segundos de leitura

21/10/2025

Linha 4-Amarela
Paralisação na Linha 4-Amarela afetou todo o sistema de transporte sobre trilhos da cidade de São Paulo. Foto: Divulgação ViaQuatro

Nesta terça-feira (21), desde às 4h40 da manhã, a Linha 4-Amarela vem operando com velocidade reduzida no trecho entre as estações Vila Sônia-Professora Elizabeth Tenreiro e Luz, devido a falhas no sistema de sinalização. Segundo a ViaQuatro, os intervalos entre os trens chegaram a ser de 15 a 20 minutos.

Segundo relatos de usuários nas redes sociais, os trens não estavam passando nesta frequência, o que aumentou ainda mais a lotação das plataformas das estações. A paralisação da Linha 4-Amarela afetou outros ramais do metrô, como a Linha 1-Azul e a Linha 2, que tem conexão com a Linha 4 na Estação Consolação. Até às 10h18, a linha ainda operava em velocidade reduzida (veja abaixo).

Painel de avisos sobre a situção das linhas de metrô

Imagens postadas pelos usuários nas redes sociais mostraram um cenário de caos no sistema de transporte sobre trilhos. Um deles se dizia “humilhado” pela condição caótica pela qual estava passando. A Estação da Luz, por exemplo, ficou completamente lotada (veja abaixo).

Além disso, a paralisação que afetou a Linha 4-Amarela repercutiu no trânsito da cidade. Às 10h30, a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) registrou 563 km de vias congestionadas na cidade. Só na zona oeste da capital paulista eram 213 km de lentidão. No começo da manhã, a grande procura pelos ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) gerou enormes filas ao redor das estações da Linha 4-Amarela.

Quem optou pelo serviço de carros por aplicativo foi obrigado a pagar valores altíssimos pela corrida por conta do preço dinâmico praticado devido à grande procura.

Por volta das 10h20, a ViaQuatro informou que as transferências nas estações Paulista–Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros foram reabertas, e a circulação segue com intervalos médios de 4 minutos entre os trens.

Às 11h30, a ViaQuatro informou que as operações estão normalizadas com intervalos e velocidade regulares para o período.

A Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão e atende, em média, cerca de 702 mil passageiros nos dias uteis.

Leia também: Sistema sobre trilhos de SP: saiba qual é a linha que transporta mais passageiros por dia

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login