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Malha cicloviária de São Paulo cresceu 9 km entre outubro e dezembro de 2023

Por: Redação Mobilidade . 18/01/2024

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Malha cicloviária de São Paulo cresceu 9 km entre outubro e dezembro de 2023

Expansão ocorre, principalmente, com construção de novas ciclofaixas pela capital

3 minutos, 7 segundos de leitura

18/01/2024

Por: Redação Mobilidade

Ciclovia da Av. Rebouças tem sido alvo de críticas por ser muito estreita para quem pedala
O Plano de Metas 2021-2024 prevê a construção de até 300 km de estrutura para ciclistas em São Paulo.

Entre outubro e dezembro de 2023, a malha cicloviária de São Paulo cresceu 9,1 km. No final do ano, a cidade tinha alcançado a marca dos 731 km de extensão cicloviária. Atualmente, em números absolutos, São Paulo é a capital com mais quilômetros de estrutura exclusiva para ciclistas do País.

Considerando valores proporcionais à população, a cidade aparece na lista em 19º lugar, com apenas 5,6 km para cada 100 mil habitantes. Para comparação, utilizando essa mesma média, a capital com mais trechos para ciclistas por 100 mil habitantes possui mais de 22 km de ciclovias e ciclofaixas, em Florianópolis.

Leia também: Florianópolis amplia 21% da malha cicloviária no primeiro semestre de 2023

Dessas construções, 6,5 km das novas estruturas foram implantadas por meio do Termo de Parceria (PPP) firmado entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os outros 2,6 km estavam sob a responsabilidade da SMT.

Onde ficam as ciclofaixas da nova malha cicloviária de SP

  • Vital Brasil: com 1.300 metros de extensão, a ciclofaixa está localizada entre as avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Lineu de Paulo Machado. A nova estrutura faz conexão com as ciclofaixas Lineu de Paula Machado, Camargo, Gaspar Moreira e com a Corifeu de Azevedo Marques. Também é possível realizar a transferência de modal na Estação Butantã do Metrô e no terminal urbano;

  • Corifeu de Azevedo Marques (trecho 1): com 1.600 metros, entre a Avenida Vital Brasil e Praça Elis Regina, com conexão às ciclofaixas da Vital Brasil e Benjamin Mansur, também implantada por meio da PPP;

  • Rua Benjamin Mansur/Domingos Barbieri: com 1.400 metros de extensão entre as Avenidas Eliseu de Almeida e Corifeu de Azevedo Marques, e conexão com a estrutura localizada na Eliseu de Almeida e com a ciclofaixa Hugo Carotini;

  • Agostinho Gomes: possui 1.200 metros de extensão, localizada entre as Ruas Dom Lucas Obes e Rua Comandante Taylor; fazendo conexão com as ciclofaixas da Dom Lucas Obes e da rua do Grito. Os ciclistas que circulam por lá tem a opção de realizar a intermodalidade na Estação Sacomã do Metrô;

  • Nossa Senhora da Saúde (trecho 1): tem 900 metros de extensão, entre as ruas Divinópolis e a Av Pres. Tancredo Neves, com ligação possível entre a ciclovia Tancredo Neves e ciclofaixa Ribeiro Lacerda.

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Estrutura cicloviária em São Paulo

Thomas Wang, conselheiro da Câmara Temática de Bicicleta do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes da Prefeitura de SP (CTB/CMTT), avalia a expansão da estrutura cicloviária de São Paulo como lenta. “A cidade tem, aproximadamente, 20 mil km de vias e túneis, por exemplo. Atualmente, nós temos, mais ou menos, apenas 700 km de áreas reservadas para ciclistas”, afirma.

O Plano de Metas 2021-2024 de São Paulo prevê a criação de 300 novos quilômetros de estruturas cicloviárias. Para alcançar esse objetivo, a gestão precisaria construir, em média, 75 km de ciclovias ou ciclofaixas por ano. Até o momento, segundo levantamento da própria Prefeitura de São Paulo, apenas 31 km dos novos projetos foram entregues.

Com a entrega desses 300 km, a cidade poderia alcançar 1.000 km totais de malha cicloviária. De acordo com a prefeitura, mais 120 km de estrutura estão em execução pela PPP da Habitação. As estruturas projetadas passam por audiências públicas e são discutidas com a sociedade civil e nas Câmaras Temáticas de Bicicleta, que ocorrem mensalmente.

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