Manutenção da bicicleta: como fazer em casa | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Manutenção da bicicleta: como fazer em casa

Por: Redação Mobilidade . 23/11/2023
Mobilidade para quê?

Manutenção da bicicleta: como fazer em casa

Cuidar da bike é essencial para evitar desgaste prematuro e prolongar a vida útil dos componentes

2 minutos, 36 segundos de leitura

23/11/2023

Por: Redação Mobilidade

A principal forma de cuidar dos componentes de uma bicicleta é fazer uma limpeza básica após cada uso. Foto: Getty Images.

Fazer a manutenção da bicicleta em casa é essencial para prolongar a vida útil dos componentes. Além disso, com passos simples, é possível evitar o desgaste prematuro da bike e evitar que ela te deixe na mão quando for pedalar.

Tanto os modelos mais populares quanto os mais sofisticados exigem cuidados. Confira abaixo como manter uma rotina de manutenção da bicicleta sem precisar sair de casa

Limpeza da bike

A principal forma de cuidar dos componentes de uma bicicleta é fazer uma limpeza básica após cada uso. Ou seja, retirar o excesso de poeira, lama ou qualquer tipo de sujeira após o uso. 

Essa limpeza pode ser feita com um pano úmido ou mesmo uma escova. Se for preciso, água morna e sabão neutro podem tirar as sujeiras mais difíceis. Contudo, você deve evitar jatos fortes ou produtos abrasivos para não danificar as peças.

Verificação de pneus e freios

Antes de sair para pedalar e ao chegar em casa, é essencial verificar os pneus e os freios. Afinal, além de serem componentes essenciais, garantem a segurança do ciclista.

Assim, para checar os pneus, é preciso seguir alguns passos básicos. Em primeiro lugar, faça uma inspeção visual e veja se não há cortes, rachaduras, desgastes ou algum objeto grudado, que possa causar algum dano.

Em seguida, verifique a calibragem dos pneus. O ideal é que esteja de acordo com as recomendações que estão no manual do fabricante. Afinal, pneus murchos dificultam a pedalada, mas muito cheios podem causar instabilidade ou até mesmo estourar.

Já os freios não podem estar com nenhum tipo de desgaste. Uma inspeção visual já ajuda a perceber se há algum problema. Quando a espessura das pastilhas está reduzindo ou não há contato com os pneus, é hora de fazer uma troca.

Você também pode testar os freios dando poucas pedaladas e tentando parar. Se notar que houve alguma dificuldade, procure um profissional para substituir a peça.

Verifique a corrente

Mesmo que você não tenha segurança para mexer na corrente, sempre verifique se está tudo bem. Quando o item está muito frouxo ou muito esticado, pode causar desgastes e até mesmo problemas mais graves, como soltar e deixar o ciclista na mão.

Se estiver com alguma dúvida sobre a tensão correta da corrente, busque ajuda de um profissional. Assim, com as orientações você poderá fazer a verificação diariamente.

Verifique as marchas

Ao pedalar, observe se as marchas estão reguladas. Por exemplo, quando há algum problema, a bicicleta fica fazendo barulhos incomuns ou a marcha fica pulando.

Se perceber que a corrente está tentando encaixar ao mudar de marcha, fazendo barulhos incomuns, é sinal de problema. Neste caso, você pode recorrer ao manual do fabricante e fazer ajustes simples nos parafusos.

Caso não sinta segurança, busque ajuda de um profissional. Porém, o mais importante é manter a atenção para qualquer ruído diferente, pois deixar o câmbio desregulado pode resultar em acidentes ou mesmo na quebra dos componentes.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login