Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF

Buscando sugestões para:


Publicidade

Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF e confira atualizações

Por: Luis Antonio Souza . Há 14 dias
Mobilidade para quê?

Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF e confira atualizações

Inclusão da Estação Varginha e novos terminais da EMTU estão entre as mudanças; baixe o PDF do novo Mapa de Transporte Metropolitano

3 minutos, 18 segundos de leitura

05/02/2025

Estação Palmeiras-Barra Funda, que faz parte do Mapa de Transporte Metropolitano.
Recém-inaugurada Estação Varginha, novos terminais da EMTU e mudança de nomes em três estações do metrô são as principais mudanças em relação ao mapa de 2024. Foto: Divulgação Metrô-SP

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) atualizou o Mapa do Transporte Metropolitano de São Paulo. A versão 2025 traz algumas novidades em relação à anterior, divulgada em janeiro de 2024. Uma delas é a presença da recém-inaugurada Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, administrada pela ViaMobilidade, que começou com começou com operação assistida em 27 de janeiro.

O Mapa do Transporte Metropolitano de São Paulo traz também três estações de metrô que ganharam novos nomes, dentro do programa de venda de “naming rights” da empresa. Ou seja, elas foram batizadas com nomes de empresas ou instituições.

Desta forma, destacam-se as estações Morumbi-Claro e Jurubatuba-Senac (Linha 9-Esmeralda) e Jabaquara-Comitê Paralímpico Brasileiro (Linha 1-Azul) do Metrô.

Leia também: Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, é inaugurada após 10 anos de atraso

Mapa do Transporte Metropolitano atualizado. Ilustração: STM/Governo de São Paulo

Clique AQUI para baixar o Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025

Novos terminais integrados da EMTU

Outra informação importante do Mapa do Transporte Metropolitano é a adição dos novos terminais de ônibus integrados da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos) a algumas estações do Metrô, da CPTM, da ViaQuatro e da ViaMobilidade. Confira abaixo onde ficam estes terminais:

Estações com Terminais de Ônibus Integrados
Linha 1-Azul (Metrô): Parada Inglesa
Linha 2-Verde (Metrô): Vila Madalena
Linha 3-Vermelha (Metrô): Penha, Carrão, Tatuapé, Brás e Palmeiras-Barra Funda
Linha 4-Amarela (ViaQuatro): São Paulo-Morumbi
Linha 5-Lilás (ViaMobilidade): Campo Limpo
Linha 7-Rubi (CPTM): Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato
Linha 8-Diamante (ViaMobilidade): Osasco
Linha 9-Esmeralda (ViaMobilidade): Grajaú
Linha 10-Turquesa (CPTM): São Caetano do Sul, Prefeito Saladino e Ribeirão Pires
Linha 11-Coral (CPTM): Itaquera, Guaianases, Suzano e Estudantes
Linha 12-Safira (CPTM): Manoel Feio
Fonte: Secretaria de Transportes Metropolitanos/Governo de SP

O único terminal da EMTU que manteve a integração gratuita com o metrô é a Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás. Também manteve o acesso livre nas Estações Amador Bueno e Santa Rita, da Linha 8-Diamante.

Importante destacar a retirada da integração paga dos trilhos com ônibus intermunicipais em algumas estações como a Armênia (Linha 1-Azul), Vila Sônia-Prof. Elisabeth Tenreiro (Linha 4-Amarela) e Sacomã (Linha 2-Verde). Do contrário, o restante continuam mantidas.

Outra novidade que trará mais opções de deslocamento das pessoas para o interior de São Paulo e outros Estados é o novo terminal rodoviário Barueri, integrado à Linha 8-Diamante.

Saiba mais sobre o Metrô de São Paulo

A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por seis linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações. De acordo com levantamento da empresa que gerencia o sistema, mais de 5 milhões de passageiros utilizam os serviços diariamente.

Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda). Além delas, também é responsável pelo Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial).

No total, são 71,5 km de extensão e 63 estações. Apenas pelas linhas administradas pelo Metrô passam diariamente cerca de 4 milhões de usuários.

A Linha 4-Amarela recebe operação pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010, com 12,8 km de extensão e 11 estações. Já a Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 4 de agosto de 2018. Hoje, a Via Mobilidade também gerencia as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O metrô está integrado à CPTM pelas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e e também a outros modais de transporte na cidade de São Paulo. Atualmente, a CPTM possui 196 km de trilhos e 57 estações em operação, atendendo a 18 municípios da região metropolitana de São Paulo.

Leia também: Bilheterias da CPTM e ViaMobilidade terão novos horários de funcionamento

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login