Metrô conclui trecho sul de novo túnel de passageiros na Paulista

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Metrô conclui trecho sul do novo túnel de integração de passageiros entre linhas 2-Verde e 4-Amarela

Por: Vitor Queiroz . Há 7 min
Mobilidade para quê?

Metrô conclui trecho sul do novo túnel de integração de passageiros entre linhas 2-Verde e 4-Amarela

A obra é delicada pelo espaço reduzido de manuseio de equipamentos pesados. O projeto busca melhorar o fluxo de usários que se deslocam entre uma linha e outra

1 minuto, 52 segundos de leitura

16/10/2025

metro de sp transportes
Hoje a integração entre as estações das linhas 2-Verde e 4-Amarela tem um volume concentrado de 30 mil passageiros por hora. Novo túnel deve ser concluído em 2026. Foto: Divulgação

O Metrô concluiu a escavação do trecho sul do novo túnel de passageiros na integração entre as estações Consolação, da Linha 2- Verde, e Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela. Hoje, o acesso é por meio de um único trajeto subterrâneo que acumula um grande fluxo de pessoas. O novo percurso entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação deve ser concluído em 2026.

As escavações, que partem de um poço de 31,5 metros de profundidade, são consideradas delicadas devido ao pouco espaço e restrições para movimentar máquinas pesadas. O trecho conta com cerca de 8 metros de extensão e 7,42 metros de diâmetro.

Leia também: Linha 4-Amarela: expansão do serviço receberá investimento de R$ 4 bilhões

Hoje, 50% das obras civis dos 90 metros da extensão do futuro túnel já estão concluídas. Ao todo, incluindo os dois trechos (norte e sul), foram retirados mais de 4 mil m³ de terra e utilizados cerca de 880 m³ de concreto, além de 52 toneladas de aço.

O método utilizado na obra é o chamado de NATM (Método Austríaco de Túnel), que consiste em estudos antes da escavação, permitindo uma maior flexibilidade para lidar com diferentes condições geológicas.

Também é realizado um tratamento maciço na periferia e face do túnel para reduzir riscos, com monitoramento para avaliar o comportamento do solo e de estruturas vizinhas. Por fim, o trajeto subterrâneo é escavado com pequenos avanços e recebe suporte imediato logo em seguida, com concreto projetado, cambotas e tela.

Leia também: Linha 2-Verde: como estão as obras de expansão do metrô

A obra irá cortar a via de acesso próximo às escadas do trajeto atual, fazendo com que os passageiros que não precisem fazer conexão entre os trens possam ir direto em direção à saída da Estação Paulista-Pernambucanas.

Segundo dados do Metrô, cerca de 30 mil passageiros por hora (nos momentos de pico) passam pela interligação atual. O novo túnel deverá expandir essa capacidade para 48 mil usuários, além de diminuir o tempo de travessia entre as estações de oito para cerca de quatro minutos.

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