Motoristas de Nova York se unem contra cobrança de pedágio de congestionamento

Motoristas também recebem apoio dos moradores de Nova Jersey, Estado vizinho que também deverá ser impactado com a cobrança da nova tarifa. Foto: Getty Images

23/01/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 54 segundos

Um grupo de motoristas de Nova York (EUA) se reuniu em uma ação judicial coletiva contra o governo pela cobrança do pedágio de congestionamento. Como ficou aprovado no final de 2023, a tarifa sobre os veículos que entram na ilha de Manhattan deve começar a ser cobrada em abril deste ano. O processo tem como assinaturas motoristas dos cinco distritos de Nova York.

O grupo conhecido como New Yorkers Against Congestion Pricing (Nova-iorquinos contra a cobrança de congestionamento, em tradução livre), alega que a Administração Rodoviária Federal ignorou a avaliação ambiental da própria Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA).

De acordo com o grupo, as leis recentemente aprovadas sobre valores de congestionamento são um encargo financeiro indevido para os passageiros da cidade. Ao mesmo tempo, eles exigem um estudo abrangente de impacto ambiental com detalhamento sobre as mudanças da cobrança em todos os aspectos, que possa ir além das questões ambientais. Com isso, eles pretendem analisar os efeitos práticos dessa nova lei sobre a população, antes do início da cobrança.

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Com o mesmo argumento, um outro processo está em avaliação em Nova Jersey. Neste último caso, os moradores do Estado vizinho à Nova York reclamam da cobrança como ferramenta discriminatória. Segundo o governo do Estado, os moradores de Nova Jersey não receberão os mesmos créditos fiscais que os nova-iorquinos de baixa renda. O desconto abrange moradores que vivem no Central Business District, área incluída no pedágio.

Em uma declaração pública, John McCarthy, chefe de política e assuntos externos do MTA, questionou o governo do Estado vizinho. “Nova Jersey arrecada milhões de motoristas de Nova York que usam a New Jersey Turnpike e a Garden State Parkway, mas é de alguma forma inconstitucional para Nova York cobrar pedágio em suas próprias estradas?”, indagou.

Como vai funcionar o pedágio de congestionamento?

A proposta que pretende reduzir o tráfego em Manhattan deve cobrar dos carros um adicional de US$ 15 para entrar na área central de Nova York a partir da 60th Street. Ao mesmo tempo, os caminhões poderão pagar entre US$ 24 e US$ 36 dólares, dependendo do tamanho.

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Segundo o relatório público, os motoristas só pagarão um pedágio por dia. Ou seja, os condutores que entrarem e saírem da cidade podem acessar a região novamente sem pagar uma nova tarifa. A cobrança também só acontece em casos de entrada. No entanto, nem todos pagarão a taxa. Moradores que saírem da área e circularem no quarteirão não deverão ser cobrados.

A tarifação é específica para o chamado Central Business District (CBD), região que se estende da 60th Street em Manhattan até o extremo sul do Distrito Financeiro. De acordo com o documento, a maioria dos motoristas que entra no centro de Manhattan terá de pagar o pedágio.

As tarifas diurnas entrariam em vigor das 5h às 21h, todos os dias da semana. Aos finais de semana, funcionariam das 9h às 21h. Taxistas e motoristas de aplicativo não devem pagar pelo pedágio, mas terão como obrigação uma taxa de US$ 1,25 por viagem concluída.