Voltar
Mobilidade para quê?

Músico faz turnê pelos Estados Unidos em moto adaptada para o ‘novo normal’

Franky Perez montou em sua Ducati Multistrada 1260S e viajou de Las Vegas a Nova Iorque para compartilhar as canções de seu novo álbum, gravado durante a quarentena

Arthur Caldeira

02/09/2020 - 3 minutos, 10 segundos


Ao invés de van ou ônibus, músico viajou de moto percorrendo 17 cidades norte-americanas. Foto: Ducati/Divulgação

Leia mais:
Triumph Tiger 900 chega ao País em duas versões
Mitos e verdades sobre lubrificante de moto
Marcas ampliam prazo de revisões de veículos novos

Quando grande parte dos Estados Unidos, e do mundo, começou a implementar lockdowns em função da covid-19, Franky Perez, como a maioria dos músicos, perguntou-se quando poderia retomar sua carreira artística. Ao invés de ficar ocioso em sua casa em Las Vegas, Franky gravou um disco e saiu em turnê pelos Estados Unidos em uma moto adaptada para o novo normal.

O músico de 44 anos transformou o momento delicado em inspiração para escrever e gravar um álbum, intitulado “Suddenly 44” (De repente com 44 anos). As canções refletem seu passado, os tempos desafiadores que enfrentamos atualmente e as relações que nos mantêm unidos e otimistas para um futuro desconhecido.

Franky Perez saiu de sua casa em Las Vegas e atravessou o país até Nova Iorque. Foto: Ducati/Divulgação

Do desafio imposto pela pandemia, nasceu a turnê “Crossing the Great Divide”. Inspirada por uma música de seu novo álbum, a turnê se tornou uma viagem através dos Estados Unidos para Franky compartilhar sua música de graça, como fosse possível, mas sempre seguindo as recomendações de segurança e distanciamento social.

Mas, ao invés de um ônibus ou uma van, geralmente utilizadas em turnês musicais, Franky personalizou uma Ducati Multistrada 1260 S, com um estojo de fibra de carbono para levar a guitarra Black Smoke Martin 000-17 que escolheu como companheira acústica nessa aventura de moto.

Música compartilhada

“A música deve ser compartilhada e, embora a distribuição digital torne a música muito mais acessível, não há substituto para a experiência ao vivo”, acredita Franky Perez.

A Ducati Multistrada 1260 ganhou um estojo de fibra de carbono para levar a guitarra do músico. Foto: Ducati/Divulgação

“A relação entre o artista e o público são vitais ao tocar uma música que é tão intimista, mas como não era mais possível lançar um novo álbum da forma convencional, entrei em contato com meus amigos da Ducati para me ajudar a desenvolver uma experiência completamente diferente”, conta ele.

OFERTAS 0KM

À medida que o planejamento da turnê evoluía, a missão se ampliou para não apenas compartilhar a nova música, mas também chamar a atenção para as pessoas afetadas pela crise do coronavírus nos Estados Unidos.

Muitos clubes de música ao vivo fecharam, enquanto outros conseguiram se adaptar, embora com capacidade limitada. Com esses locais sendo uma parte essencial de um músico viajante, Franky convocou seus amigos para fazerem parte da aventura e contarem suas histórias.

Franky apresentou as canções do seu novo álbum em clubes, hospitais e lojas Ducati. Foto: Ducati/Divulgação

Franky também foi convidado a levar sua música aos profissionais da linha de frente do combate à covid-19. Tocando em hospitais e instituições de saúde, o músico levou algum alento a médicos e enfermeiros que tiveram muito trabalho nos últimos meses.

O músico também visitou lojas da Ducati ao longo de sua viagem, que partiu de Las Vegas, na costa oeste dos Estados Unidos, e foi até Nova Iorque, na costa leste. Nas paradas, Franky pôde compartilhar sua paixão pelo motociclismo com sua música e shows pop-up para os motociclistas locais.

Turnê virou série online

A viagem e as experiências do músico na estrada deram origem a oito episódios curtos. Foto: Ducati/Divulgação

Sua viagem pelos Estados Unidos virou uma série online. Os oito episódios contam suas experiências na estrada, tudo embalado pela trilha sonora de seu novo álbum. A série de vídeos e fotos pode ser vista no site da marca italiana nos Estados Unidos.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login