Nova Hornet renasce com motor de dois cilindros, 750 cc e 92 cv; conheça
Honda revela a nova geração da famosa naked. Nova Hornet CB 750 usa um inédito motor bicilíndrico e deve vir ao Brasil; veja mais detalhes
A Honda, finalmente, revelou hoje (4/10) a nova Hornet. A famosa naked da marca japonesa retorna com um inédito motor, de dois cilindros paralelos, 755 cm³ e 91,7 cv de potência máxima.
Quando saiu de linha em 2014, deixando uma legião de fãs, a Hornet era conhecida como CB 600F e usava um motor de quatro cilindros em linha. Agora, a nova Hornet chama-se CB 750 e usa um motor bicilíndrico.
Visualmente, a nova Honda Hornet CB 750 lembra bastante os modelos bicilíndricos de 500 cc. Com linhas angulosas, o conjunto óptico e a rabeta lembram bastante os da naked CB 500F.
Mas, com objetivo de diferenciar a naked dos modelos de menor capacidade, os designers da marca se inspiraram nas asas de uma vespa para projetar o tanque para 15,2 litros. Para quem não sabe, a palavra “hornet” significa vespa, em inglês.
Com seu design minimalista, a Honda conseguiu uma das melhores relação potência/peso da categoria. Resultado do motor de 91,7 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgf.m de torque a 7.250 giros feito para “carregar” um conjunto de apenas 190 kg em ordem de marcha.
O novo propulsor de dois cilindros paralelos tem oito válvulas e arrefecimento líquido. De acordo com a Honda, oferece um bom desempenho em altos giros, assim como bom torque em médios regimes. Em conjunto com o novo quadro tubular em aço, do tipo diamante, garante agilidade e boa aceleração. A princípio, a nova Hornet aparenta ser menos esportiva e mais amigável para o uso urbano.
Hornet CB 750: mais moderna e segura
Equipada com acelerador eletrônico, a Honda equipou a nova Hornet com controles eletrônicos de última geração. Os três modos pilotagem reúnem controle de controle de tração, além de três níveis de atuação do freio motor e de entrega de potência. Com a adoção de novas tecnologias, a moto naked ficou mais segura.
O novo e compacto quadro traz suspensões da grife Showa. Na dianteira, garfo telescópico invertido, com tubos de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso. Na traseira, conta com monoamortecedor fixado por links, com ajuste na précarga da mola e 150 mm de curso.
As rodas de liga-leve são de 17 polegadas, calçadas com pneus radiais sem câmara, nas medidas 120/70-ZR17 (dianteira) e 160/60-ZR17 (traseira). Os freios usam pinças duplas de quatro pistões fixadas radialmente, na frente, com discos duplos de 296 mm. Atrás, há um disco simples de 240 mm com pinça de pistão único. Os freios têm sistema ABS de dois canais.
Cores e versões da Hornet
As especificações da nova Hornet ainda incluem um painel de instrumentos com tela TFT colorida de 5 polegadas, com o sistema de conectividade Honda Smartphone Voice Control (HSVC). A novidade é que o sistema de comando de voz, criado pela marca japonesa, também funciona com smartphones do sistema iOS.
A iluminação da nova Hornet é full LED. Ou seja, a naked tem LEDs no farol, lanterna e piscas. Estes últimos ainda trazem cancelamento automático e sinal de parada de emergência (ESS).
A Honda apresentou a nova CB 750 Hornet no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, o Intermot 2022. A nova geração da naked será vendida em quatro opções de cores: amarela, branca, cinza metálico e preta.
O modelo bicilíndrico chega às lojas europeias em breve. Tem a difícil missão de repetir o sucesso de sua antecessora de quatro cilindros. A nova Honda Hornet também deve chegar ao Brasil em 2023.
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