Detran-SP lança novo programa de respeito à vida para prevenir mortes no trânsito
Iniciativa, divulgada nesta segunda-feira (15), terá três etapas pilares para reduzir os sinistros nas vias do Estado de São Paulo
O novo Programa Respeito à Vida (PRaVida) foi apresentado hoje (15) pelo governo do Estado de São Paulo com o objetivo de reduzir as mortes e acidentes de trânsito no Estado. O formato foi publicado no edital hoje e os municípios paulistas interessados em participar da iniciativa têm até dia 15 de janeiro para manifestação pelos aportes técnicos e financeiros do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Novo sistema prevê conscientização sobre segurança no trânsito.
O novo modelo foi totalmente refomulado ao longo de dez meses para se tornar um instrumento estruturante de promoção e indução da segurança viária no Estado, oferecendo suporte técnico , capacitação e investimentos.
Leia também: Crimes de trânsito aumentam mais de 20% nos sete primeiros meses do ano no Estado de SP
Por se tratar de um programa novo, não há estimativa de quantos municípios farão parte do sistema. No último ano da realização do sistema antigo, em 2024, foram investidos R$ 78 milhões em melhorias estruturais no Estado.
“Mergulhamos fundo em um trabalho de reestruturação para entregar ao Estado de São Paulo um
programa mais robusto e com maior capacidade de resposta às demandas que a insegurança no
trânsito nos coloca”, afirmou Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP.
PRaVida terá três pilares para promover segurança no trânsito
O processo de refomulação do programa foi realizado ao longo de dez meses neste ano, e segundo o Detran-SP, foi construído para três frentes que servirão de pilares para o sistema: vias seguras, fiscalização e educação.
Leia também: Trens do Metrô passam a operar 24 horas durante os finais de semana até fevereiro de 2026
O primeiro ponto é voltado à implementação de soluções de alto impacto nos locais mais críticos do Estado, onde se concentram mortes e lesões graves. Essas soluções têm como objetivo reduzir de forma significativa a ocorrência e a gravidade dos sinistros.
O segundo pilar, fiscalização, segundo o Detran-SP, será na alocação de recursos para os municípios com a finalidade de monitorar zonas e regiões de mais risco de acidentes no trânsito. Para isso, será oferecido capacitação técnica e suporte financeiro para aquisição de materiais e equipamentos para operações de fiscalização.
No ponto da educação, o foco será na capacitação e qualificação de gestores para construir uma cultura de valorização à vida, sensibilizando a população sobre os riscos de trânsito, incentivando comportamentos seguros.
Entre as várias formas de capacitação e orientação, estão previstos webinários de todo ciclo de vida do PRaVida para auxiliar os municípios interessados na compreensãodo programa e do que se espera das propostas inscritas e na execução dos projetos selecionados.
Leia mais: Saiba quais os cuidados especiais para sua bicicleta elétrica na praia
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários