A prefeitura de Nova York anunciou a criação do Departamento de Entrega Sustentável, na última semana. O novo órgão deve lidar, principalmente, com o crescimento do número de bicicletas elétricas, scooters e ciclomotores utilizados por entregadores. O anúncio oficial foi dado pelo prefeito Eric Adams.
De acordo com o discurso do prefeito, o objetivo do departamento é regulamentar os serviços de entrega comercial, com foco em entregas realizadas com veículos de duas ou três rodas movidos à bateria. A entidade reguladora será a primeira do país a estabelecer metas e diretrizes claras para o futuro da entrega na cidade de Nova York.
Com o crescimento do uso de bicicletas elétricas em Nova York, cresceu também o índice de acidentes com veículos movidos à bateria. Em 2023, as baterias de íon-lítio foram responsáveis por 267 incêndios na cidade, um aumento de cerca de 20% em relação a 2022, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros de Nova York.
Em discurso, o prefeito Eric Adams reconheceu o papel dos veículos elétricos na onda de descarbonização do tráfego e, também, contra o congestionamento. Ao mesmo tempo, não deixou de enfatizar a importância de uma regulação para a própria segurança dos trabalhadores.
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“O Departamento de Entrega Sustentável será a primeira forma do país de nos permitir retomar as rédeas das nossas ruas e garantir que a próxima geração de inovação em mobilidade funcione para os nossos trabalhadores, os nossos vizinhos e a nossa cidade, à medida que continuamos a cumprir nossa visão de proteger a segurança pública, reconstruir nossa economia e tornar esta cidade mais habitável para a classe trabalhadora nova-iorquina”, afirmou o prefeito em discurso.
A proposta aprovada pela Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, na sigla em inglês) pretende reduzir o tráfego na área de Manhattan. A partir do segundo semestre deste ano, o pedágio deve cobrar os carros com um adicional de US$ 15 para entrar em Manhattan a partir da 60th Street. Caminhões poderão pagar entre US$ 24 e US$ 36 dólares, dependendo do tamanho.
A tarifação é específica para o chamado Central Business District (CBD), uma região que se estende da 60th Street em Manhattan até o extremo sul do Distrito Financeiro. De acordo com o documento, a maioria dos motoristas que entram no centro de Manhattan terão que pagar o pedágio.