Projeto Abrigo Amigo expande pontos de atendimento
Iniciativa da AlmapBBDO e Eletromidia já chegou a 80 abrigos de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro com totens que falam com as passageiras
2 minutos, 34 segundos de leitura
16/01/2024
Por: Redação Mobilidade
Esperar o ônibus sozinha no ponto é um dos grandes medos das mulheres, frente à violência das cidades grandes. Pensando nisso, o projeto Abrigo Amigo oferece companhia a quem está à espera do transporte.
Por meio de uma tela, atendentes conversam com as mulheres até que o ônibus chegue. Assim, elas não ficam totalmente sozinhas no local, à noite. A tecnologia permite que as passageiras sejam vistas e ouvidas.
As mulheres que esperam o ônibus contam com o atendimento de colaboradoras do projeto, seja por uma ocorrência ou no caso de o ponto estar vazio. A companhia visa inibir ações criminosas e auxiliar a mulher a se sentir mais segura.
De acordo com a Eletromidia, já existem 80 Abrigos Amigos em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Os endereços estão disponíveis no site https://abrigoamigo.eletromidia.com.br/.
“Nossos MUBs foram equipados com câmera noturna, microfone e conexão à internet, oferecendo chamadas de vídeo para fazer companhia enquanto os passageiros aguardam o transporte público no período noturno”, explica José Carlos Angelucci, diretor-executivo de relações institucionais da Eletromidia.
“Ao longo do dia, as telas funcionam normalmente como um espaço de anúncios. Já à noite, as telas podem se tornar um companheiro virtual para as passageiras até a chegada do ônibus. Essa interação em tempo real traz uma sensação de segurança e conforto, contribuindo para uma experiência mais tranquila nos deslocamentos noturnos”, detalha também.
Como funciona o Abrigo Amigo
O Abrigo Amigo funciona diariamente das 20h às 5h. Ao acionar o botão, o passageiro tem o acolhimento de uma central que conta com uma equipe de 60 mulheres que oferecem companhia enquanto o usuário espera seu transporte.
De acordo com a Eletromidia, as profissionais receberam treinamento de assistentes sociais. Além disso, há ainda uma parceria com o Centro Integrado de Comando e Controle de São Paulo (CICC) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Com isso, há o apoio durante os atendimentos para acionar as forças policiais de atendimento ao cidadão de forma rápida. Desse modo, em caso de necessidade do apoio da autoridade pública, é possível chamar uma viatura ou uma ambulância, quando for o caso.
“O Abrigo Amigo é mais uma iniciativa onde reforçamos a nossa missão de transformar as cidades e a vida das pessoas. Em abrigos de ônibus onde mulheres se sentiam mais vulneráveis por estarem desacompanhadas à noite, foram instalados MUBs equipados com câmera noturna, microfone e conexão com internet que podem ser acionados para realizar uma ligação de vídeo em tempo real e diminuir a sensação de vulnerabilidade até que o ônibus chegue”, afirma José Carlos Angelucci.
Entre as ocorrências, o socorro chegou para um caso de assalto seguido de agressão. A vítima seguiu até o totem para solicitar a ajuda após o ocorrido. Outro caso foi um passageiro que estava com muita dor na perna e solicitou uma ambulância.
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