Voltar
Meios de transporte

O que são os motoclubes e quais os mais famosos do Brasil

Andar de moto sozinho é a estratégia de muito motociclista para lidar com o estresse, mas aqueles que procuram compartilhar suas experiências podem se juntar a um motoclube

Ícaro Bedani

22/11/2019 - 2 minutos, 17 segundos


Motociclistas integrantes de um motoclube andando juntos pelas rua
No Brasil, o número de clubes de motociclistas ultrapassa os 4.000. Foto: iStock

Com certeza você já viu alguém vestindo coletes de couro bordados junto a um monte de outras pessoas com o mesmo estilo. Motoclubes servem para juntar pessoas com a mesma paixão: a motocicleta. 

No Brasil, o número de clubes de motociclistas ultrapassa os 4.000. Entre os mais famosos estão: Abutre’s, Bodes do Asfalto, Águias do Asfalto e Moto Club do Brasil. Fora daqui quem ostenta o título de maior e mais famoso motoclube são os Hell’s Angels, fundado em 1948. 

Os motoclubes são para apenas os aficionados por motocicletas, mas também um local para juntar amigos. No fim, a união entre os membros acaba se tornando o principal motivo para se encontrar. 

Além disso, muitos motoclubes trabalham com propósitos sociais, como ajuda a instituições de apoio a crianças, entrega de cestas básicas e assistência comunitária. Como os motoclubes são organizações sem fins lucrativos, os fundos surgem de shows beneficentes, vendas de artigos próprios, entre outros meios. 

Os motoclubes mais famosos do Brasil

O Abutre’s Motoclube, fundado em São Paulo há 30 anos, é considerado um dos maiores motoclubes do Brasil. Atualmente, o clube conta com sedes internacionais em países como Portugal, Espanha e Estados Unidos. 

OFERTAS 0KM

Além disso, os Abutre’s também tem título de Honra ao Mérito de Responsabilidade Social, entregue pelo Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz na ONU, Walter Mello de Vargas.

Já o Moto Club do Brasil foi fundado em 1927, no Rio de Janeiro, com sede na Rua Ceará, onde ainda acontecem alguns encontros de motociclistas. Esse é considerado até hoje um dos mais antigos motoclubes do mundo, reunindo grande número de membros pelo País. Na sequência, em 1932 e ainda no Rio de Janeiro, surgiu o Motoclube de Campos – que está na ativa até hoje. 

Motoclubes para mulheres

Atualmente existem, também, os motoclubes voltados apenas para as mulheres. Esses têm de acordo com o volume de mulheres motociclistas, principalmente nas capitais brasileiras. Entre os mais famosos estão o Damas de Aço (SP), Cray Girls (SP), Família Motoclube (RJ) e Mulheres na Estrada (PE). 

Cada motoclube tem suas regras de convivência e socialização. Por isso, caso você esteja interessado em fazer parte de um grupo de motociclistas, é preciso entrar em contato com aquele que você mais se identifica. Um dos caminhos é buscar os motoclubes da sua cidade nas redes sociais para entender melhor como funcionam. Outro meio é subir na sua moto e ir direito ao foco. Dificilmente você encontrará um motoclube que faz distinção por modelos ou cilindradas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login