Ônibus elétrico chega a Águas Lindas de Goiás
Veículo chinês faz parte de uma série de testes realizados na cidade para determinar a melhor tecnologia

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás abriu um chamamento público para fazer testes com um ônibus elétrico da BYD. Além da chinesa, outras empresas podem participar das avaliações, colocando seus veículos elétricos em circulação. A princípio, esse período e as sugestões trazidas pelas empresas servirá de base para um futuro edital de compra de veículos elétricos para o transporte público coletivo.
Leia também: O que está por trás do carro elétrico sem potência?
Portanto, até o final de abril, o modelo D9W da BYD vai rodar pela cidade, principalmente no eixo principal. Essa medida busca comparar o desempenho e os benefícios operacionais das tecnologias disponíveis no mercado.
Ônibus elétrico da BYD
Com 12,98 metros de comprimento, o D9W tem carroceria da fabricante Caio e o chassi é da própria BYD. O veículo é equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio com tempo de recarga de 2 a 3 horas. Assim, esses ônibus elétricos tem uma autonomia de até 250 km.
O ônibus comporta 80 passageiros sentados, com plataforma de entrada baixa, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Devido à tecnologia elétrica, os níveis de ruído cairão significativamente caso mais ônibus entrem em circulação na cidade.
O modelo conta com freios regenerativos, que convertem a energia da frenagem em eletricidade para recarregar as baterias. Além disso, a suspensão é pneumática ajustável, o que proporciona mais conforto e segurança para passageiros e condutores
Aliás, conforme a BYD, o modelo D9W pode reduzir em até 70% os custos operacionais em comparação aos ônibus a diesel. Cada unidade de ônibus elétrico evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de 847 árvores, informa a chinesa.
Leia também: Carro elétrico: supercarregador da BYD, eletroposto móvel e parcerias são algumas das novidades
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários