Passe livre do trabalhador é premiado como melhor iniciativa do setor público que inova e transforma a mobilidade urbana


26/06/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 47 segundos

O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia –  Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.

Premiados

Esta categoria reconhece iniciativas que adotaram soluções inovadoras e disruptivas que transformaram algum componente do ecossistema da mobilidade urbana, resultando em eficiência, segurança e/ou inclusão social.

Neste ano, o Programa Passe Livre do Trabalhador foi premiado como iniciativa relevante no papel de inovar e transformar o cenário de mobilidade urbana nacional. O projeto é da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia e colabora para melhorias e transformação do transporte público, facilitando o acesso e uso dos serviços com menores gastos. É uma nova e mais econômica opção para empregadores que adquirem Vale-Transporte para seus trabalhadores. 

Dentre os benefícios para o trabalhador, o programa possibilita a realização de até 8 viagens diárias durante 30 dias. Com isso, o trabalhador terá direito a usar, no total, até 240 viagens nesse período, que inclui os finais de semana e feriados. Para o empregador, o sistema oferece uma economia média de 20% com o custeio do Vale-Transporte se comparado com o custo atualmente incorrido com o Vale-Transporte tradicional.

Vencedor

Adriano da Rocha Lima, Secretário da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, recebeu o prêmio na categoria iniciativas públicas que inovam e transformam pelo Programa Passe Livre do Trabalhador.

ADRIANO DA ROCHA LIMA, SECRETÁRIO DA C MARA DELIBERATIVA DE TRANSPORTES COLETIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOI NIA

“O projeto é inovador. Estado e prefeitura trabalhando junto. Entendemos o padrão como sistema único. Isso foi possível pela união de estados e municípios. O passe livre faz o Vale transporte deixar de ser produto, o trabalhador tem direito de andar 8x por dia. É o primeiro passo que estamos dando de serviço como assinatura em Mobilidade”

Menções honrosas

  • A iniciativa Botão Bela, da Prefeitura de Campinas (SP) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), recebeu menção honrosa pela luta contra o assédio no transporte público coletivo. Lançado em 2021, o  “Bela” – Botão de Emergência na Luta contra o Assédioestá disponível no aplicativo da Emdec.
BOTÃO BELA, DA EMDEC (EMPRESA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPINAS)

Se uma mulher sofrer assédio sexual no ônibus, ela pode acionar o Botão, selecionar a linha de ônibus em que está e enviar a solicitação. Após a confirmação pelo usuário, a Central de Operações da Guarda Municipal é acionada. O operador da Central tem acesso ao itinerário da linha informada e, também, à localização da vítima, em tempo real, possibilitando a melhor definição de estratégia de abordagem do ônibus. 

  • O Projeto BRT Sorocaba foi agraciado com uma segunda menção honrosa por se destacar como iniciativa inovadora na área de transporte público coletivo por ônibus, resultando no lançamento de um inédito edital de “Procedimento licitatório para a contratação de concessão de serviço público precedida da execução de obra pública para a Implantação e Operação do Sistema de Bus Rapid Transit no Município de Sorocaba” com todas as diretrizes e exigências necessárias para este tipo de serviço, ficando a cargo do setor privado; o projeto, a execução, a operação e a manutenção do sistema.
ADRIANO A. ALMEIDA BRASIL, DIRETOR DE TRANSPORTE DA URBES – TR NSITO E TRANSPORTES

A iniciativa trouxe a qualidade do transporte sobre trilhos para o transporte por ônibus urbano, trazendo resultados diretos na rapidez e qualidade da execução. O Sistema BRT possui terminais e estações integrados, uma rede de ônibus com faixa exclusiva BRT no canteiro central, faixa preferencial do lado direto nos corredores estruturais e estações com acessibilidade de embarque e desembarque, dentre outros benefícios aos usuários.

1ª edição do PMU 2023

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.

O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.

Categorias de avaliação

  • Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas em favor da segurança viária
  • Iniciativas em favor da mobilidade ativa
  • Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana
  • Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana

A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.