Patinetes elétricos chegam a Aracaju; e-bikes são o próximo passo
Ação programada entre executivo e Jet visa transformar a movimentação de pedestres nas principais regiões da capital do Sergipe

No dia 15 de março, a prefeitura de Aracaju, com a Jet, implementaram a primeira leva de patinetes elétricos. A Orla de Atalaia é o primeiro ponto de apoio onde os cidadãos podem alugar os patinetes. Aliás, nas próximas semanas, as bicicletas elétricas também passam a fazer parte da frota voltada a micromobilidade da capital do Sergipe.
Leia também: Patinetes elétricos: quanto é a multa paga pelas empresas por infrações dos usuários?
Conforme a prefeitura, neste primeiro momento, a Jet implementou 300 patinetes elétricos. No total, Aracaju terá 600 patinetes. Além disso, até o final de março, 120 bicicletas elétricas serão entregues pela empresa na cidade.
De acordo com a JET, as bicicletas elétricas contam com a mesma tecnologia de GPS dos patinetes. O modelo E-Bike B100 também é equipado com sistema de freios, lanterna, banco de altura regulável, placa de identificação e limite de velocidade.
Local dos patinetes elétricos
A princípio, os patinetes elétricos da Jet foram instalados na Orla de Atalaia. Ao longo dos seis quilômetros de via, o usuário terá diversos espaços para deixar ou pegar o modal.
Para garantir o cumprimento das normas de uso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fará fiscalizações constantes. Durante o evento de lançamento, a prefeita Emília Corrêa (PL) experimentou o patinete e destacou sua importância para a mobilidade urbana.
Conforme a gestora, a cidade precisa avançar ainda mais, pois os equipamentos elétricos fazem parte do presente. Ela destacou a importância dessa iniciativa para a mobilidade urbana. “Esses patinetes oferecem uma mobilidade muito boa. Claro que futuramente a gente terá que melhorar a estrutura em alguns pontos da cidade, para que tenhamos mais e mais pontos de apoio para os patinetes elétricos”, afirmou.
Regra de uso dos patinetes elétricos
Um dos principais pontos ressaltados pela SMTT é a proibição da circulação dos patinetes elétricos nas ruas. Esses equipamentos só poderão circular na malha cicloviária, áreas de passeio e calçadas largas.
Além disso, o usuário não pode compartilhar o mesmo patinete com outra pessoa. A velocidade máxima autorizada é de 20 km/h. Somado a isso, a condução dos patinetes elétricos sob efeito de álcool ou outras drogas é contraindicado. Usuários com menos de 18 anos podem utilizar o modal.
Apesar de oferecer seguro gratuito em cada viagem, a JET ressalta a importância de cada um manter a prudência na condução do veículo.
Como usar o patinete elétrico?
Para utilizar, o usuário deve baixar o aplicativo da Jet, escanear o QR Code no veículo escolhido começar a andar. Para utilizar o patinete, o usuário pode pagar via Pix ou cartão de crédito. Pelo aplicativo, o usuário pode contratar diversos planos de assinatura, seja mensal ou anual, que vão de R$ 14,99 até R$ 49,99, e que ao contratar, a pessoa fica isenta da taxa de desbloqueio do patinete. Se a pessoa optar por não aderir a nenhum plano, ela paga por minuto rodado, além da taxa do desbloqueio.
Leia também: Patinetes elétricos: acidentes triplicaram em três anos nos Estados Unidos
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários