Plataforma digital Spott
Por trás de uma infraestrutura de recarga eficiente deve existir uma solução inteligente para fazer a gestão perfeita entre a rede de eletropostos e o usuário de carro elétrico. Ela serve de elo entre o fornecimento de energia e a bateria do veículo para atender a demanda do consumidor.
Por isso, uma plataforma digital de gerenciamento é tão importante quanto o próprio aparelho que reabastece a bateria. Há quatro anos, a Spott, empresa de tecnologia voltada à eletromobilidade, vem se consolidando como parceira estratégica do ecossistema da mobilidade elétrica.
“Somos o iFood da recarga”, compara Thiago Moreno, CEO da Spott, em alusão ao serviço de delivery da área de alimentação. “Levamos a energia do eletroposto até o dono do automóvel, entrando com a aplicação do nosso software para reduzir o custo operacional de quem oferece o carregador.”
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Segundo Moreno, o software da Spott é compatível com os principais padrões adotados no mercado brasileiro, com uma visão integral do negócio. Assim, o cliente recebe, em tempo real, informações como taxa de ocupação, energia consumida e alertas de falha, além de receber monitoramento contínuo e suporte técnico 24 horas por dia.
“O usuário, por sua vez, acompanha pelo aplicativo (App Spott ou do operador do posto) o mapa de localização de todos os carregadores disponíveis, qual está ocupado naquele momento e o preço cobrado pelo quilowatt-hora”, acrescenta Ricardo Legname, sócio-fundador da Spott.
Legname, que morava em Nova Iorque (Estados Unidos) atuando na área de comunicação e marketing da Fórmula E – categoria disputada por carros elétricos –, e Moreno, oriundo dos segmentos de educação e tecnologia, fundaram a startup em 2021, com investimento de R$ 3 milhões.
Em fase de expansão, ela atraiu, em fevereiro passado, um aporte de R$ 20 milhões encabeçado pelo Pátria Investimentos, com participação das empresas AC Next e Positive Ventures. “Com esses recursos, podemos desenvolver e aprimorar as soluções para deixar a recarga prática, confiável e rentável”, diz Moreno.
Uma delas é o Smart Spott, sistema de balanceamento dinâmico de energia que viabiliza a multiplicação de pontos de recarga e a distribuição equilibrada de energia entre eles, sem a necessidade de novos investimentos em infraestrutura elétrica.
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Atualmente, a empresa conecta mais de mil pontos distribuídos pelo Brasil, efetuando cerca de 30 mil recargas mensais com índice de confiabilidade acima de 94%. Entretanto, a empresa não se restringe ao atendimento de operadores de pontos de recarga que, de acordo com a Spott, obtêm aumento médio de 15% na receita logo no primeiro mês de utilização das tecnologias.
A Spott também faz a gestão de frotas elétricas. Para isso, um de seus aliados é o modelo Asset Light, que promove a integração com estacionamentos e projetos de energia solar. A conexão unificada de veículos e carregadores, afirma a Spott, gera 80% menos de consumo de combustível por quilômetro rodado, R$ 0,15 de economia na manutenção preventiva por quilômetro rodado e 97% de disponibilidade dos carros.
Com a recente rodada de investimentos, a Spott vislumbra acelerar sua participação em outros mercados da América Latina. “Mas, primeiramente, nosso objetivo é contribuir para a instalação de 80 mil postos no Brasil, dando suporte a operadores atuais e novos players”, destaca Moreno. Legname completa: “Há seis meses, o retrato da infraestrutura brasileira era bem diferente do que é hoje. A evolução é rápida demais e queremos acompanhar esse movimento”.