Populares na Ásia, triciclos utilitários chegam ao Brasil

Rajendra Kakad, gerente de pós-vendas da Piaggio, na Índia, e Raul Fernandes Jr., sócio da 2W Motors, com os triciclos que chegam ao País. Foto: Arthur Caldeira

02/08/2023 - Tempo de leitura: 3 minutos, 57 segundos

Muito populares nas ruas de países asiáticos, onde são conhecidos como “tuk-tuk”, os triciclos Piaggio Ape usados para o transporte de passageiros e cargas chegam ao Brasil. Importados da Índia, os triciclos são comercializados pela 2W Motors em duas versões: City Passenger e Cargo. A empresa brasileira aposta na versatilidade e economia de combustível dos veículos para popularizar os triciclos no País.

“Além de versáteis, são econômicos, pois rodam 33 km com um litro de gasolina”, destaca Raul Fernandes Jr., sócio-diretor da 2W Motors. Criados há cerca de 70 anos, na Itália, onde também são populares, os triciclos Piaggio derivam da popular scooter Vespa. Por terem um motor pequeno, de 230 cm³ e 300 cm³, consomem pouco combustível. Além disso, têm câmbio semelhante às antigas Vespa PX 200 e guidão ao invés de um volante.

Essas características resultam em outras vantagens do triciclo Piaggio Ape Cargo em comparação com outros veículos utilitários, segundo empresário. “Para pilotar os triciclos não precisa de CNH profissional, apenas categoria A, para motos”, explica o diretor da 2W Motors. Por isso, também ficam isentos do rodízio na cidade de São Paulo.

Contudo, não exigem o uso de capacete, pois há um cinto de segurança e um habitáculo, que também protege o condutor e os passageiros das intempéries do clima. Com isso, o valor do IPVA também é menor do que para caminhões, já que são classificados como motos.

Outra vantagem em relação aos Veículos Urbanos de Carga, os tais VUC, é o preço inferior, ressalta Raul Fernandes Jr. Com capacidade para transportar até 500 kg na caçamba, o triciclo Piaggio Ape Cargo custa R$ 42.900 no Brasil, valor bem inferior se comparado a outros utilitários. Já o Ape Passenger, capaz de transportar até três passageiros, sai por R$ 41.900.

Triciclos chegam a 60 km/h

Fabricados pela Piaggio Commercial Vehicles, na Índia, os triciclos Ape vêm ao Brasil parcialmente desmontados (Semi Knocked Down ) e são montados pela 2W Motors. Entretanto, existem diferenças entre os modelos vendidos no Brasil e no mercado indiano.

Ape Cargo transporta até 500 kg. Foto: Divulgação/Piaggio

“Desenvolvemos uma versão mais apropriada para o uso na América Latina, onde há muitas ladeiras”, explica Rajendra Kakad, gerente de pós-venda da Piaggio para a região. De acordo com o executivo indiano, a versão que vêm ao Brasil e outros países como o Peru, tem uma relação de marchas diferente para enfrentar subidas mais íngremes mesmo com carga.

O triciclo Piaggio Ape Passenger, que chega ao Brasil, usa motor de um cilindro, com 230 cm³, e arrefecimento a ar. Com câmbio de quatro marchas, além da ré, produz 12 cv de potência e sua velocidade máxima atinga 55 km/h.

Já o Ape Cargo tem motor de 300 cm³ com arrefecimento líquido, que produz mais potência e torque: 14 cv e 2,45 m.kgf. Seu câmbio tem cinco velocidades com marcha ré e velocidade máxima chega a 60 km/h.

Para que servem os triciclos

Em visita ao Brasil, Rajendra Kakad aposta que os triciclos devem repetir o sucesso que fazem em outros países. No México, maior mercado para os Piaggio Ape na América Latina, as vendas chegam a 4.000 unidades ano. “É uma questão de as pessoas se acostumarem com os triciclos e entenderam sua utilização”, acredita o executivo da Piaggio.

Ape Passenger leva três passageiros

“Trata-se de um veículo cool, simpático e que tem cativado, há décadas, as pessoas mundo afora. Acreditamos muito no nosso produto pela versatilidade, custo-benefício, sobretudo, porque atinge todos os públicos de A a Z, de um pequeno empreendedor até o público B2B, que é nosso principal foco”, explica Raul Fernandes Jr.

Algumas unidades, inclusive, já rodam por São Paulo, como food-trucks e outros usos. “Um franqueado da rede Oak Berry fez um quiosque de venda e outro virou uma cafeteria, que fica na roda gigante da cidade de São Paulo”, revela o sócio-diretor da 2W Motors.

A empresa trabalha agora no desenvolvimento do plano de manutenções e garantia dos veículos. Inéditos no País, os triciclos não tinham nem pneus à venda por aqui. Mas a 2W Motors acredita tanto no sucesso dos veículos que também tratou de se tornar representante da marca CEAT, que produz pneus para triciclos. De origem italiana, a CEAT equipa os Ape da Piaggio, além de produzir pneus originais de fábrica para as motocicletas Royal Enfield.