Mobilidade para quê?

Prefeitura de SP autoriza trânsito de motos acima de 500 cc nas marginais

Portaria permite a circulação de motocicletas acima de 500 cc nas pistas expressas, aos finais de semana e feriados; medida tem caráter experimental e vale até junho de 2022

1 minuto, 58 segundos de leitura

22/12/2021

Por: Arthur Caldeira

foto do transito em sao paulo
Segundo Secretaria de Trânsito e Mobilidade, autorização atende pedido dos motociclistas e facilita acesso às principais rodovias. Foto: Alex Silva/Estadão

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito de São Paulo autorizou a circulação de motos acima de 500 cc nas pistas expressas das Marginais Pinheiros e Tietê, aos sábados, domingos e feriados. Os veículos de duas rodas, de qualquer capacidade cúbica, estavam proibidos de circular nas vias de maior velocidade desde 2019.

Publicada em 17 de dezembro no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, a portaria autoriza as motocicletas com mais de 500 cc a circular nas vias das 6h de sábado às 20h de domingo e, nos feriados, também das 6h às 20h. As motos, scooter e motonetas com menor capacidade cúbica, portanto, continuam proibidas de transitar nas faixas expressas.

O Secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, que assina a portaria, alega que aos sábados, domingos e feriados há redução no fluxo de veículos na pista expressa da Marginal Tietê e Pinheiros. A liberação, ainda segundo a portaria libera o trânsito de motos maiores, para atender o desejo dos condutores se manterem na pista expressa para facilitar o acesso às principais rodovias da cidade.

A autorização, porém, tem caráter provisório e experimental, sendo válida até 13 de junho do próximo ano. Em conjunto com a CET, a secretaria afirma que irá avaliar os impactos da circulação de motocicletas, elaborando relatório, propondo a continuidade, cancelamento ou alteração das medidas adotadas. Alerta ainda que “a portaria poderá ser revogada antecipadamente pelo Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, caso sejam verificados prejuízos às condições de circulação ou de segurança.”.

OFERTAS 0KM

Veja os trechos liberados para motos acima de 500 cc

O primeiro artigo da portaria nº 060 da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), autoriza a circulação de motocicletas acima de 500 (quinhentas) cilindradas na pista expressa das marginais nos seguintes trechos:

Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e até 300 metros antes da Ponte Fepasa;

– Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna: da saída da Rod. Pres. Castello Branco até o acesso da Ponte Attílio Fontana (Rod. Anhanguera); da saída da Rod. dos Bandeirantes até acesso da Ponte Pres. Dutra (saída para Rod. Fernão Dias).

– Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, entre Ponte Dep. Ricardo Izar (Tatuapé) até acesso à Rod. dos Bandeirantes

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login