O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.
Esta categoria reconhece iniciativas que tenham favorecido para a redução do consumo de energia nos deslocamentos, da emissão de poluentes e de ruídos, e no melhor gerenciamento da demanda do transporte individual motorizado. Todas estas ações contribuem para uma mobilidade urbana mais eficiente, sustentável e limpa.
Neste ano, o Projeto Higienópolis Aberta, de Londrina (PR), venceu como melhor iniciativa neste quesito, motivada por uma experiência bem-sucedida na Avenida Paulista, realizada sempre aos domingos. A iniciativa prioriza a circulação e o encontro de pessoas em uma das principais avenidas da cidade, impedindo a circulação de veículos automotores e promovendo atrações esportivas e culturais.
Os diferenciais da iniciativa são:
A Danaê Fernandes, Sócia Fundadora da Urbdata, recebeu o prêmio na categoria Mobilidade Sustentável – Privada pelo Projeto Higienópolis Aberta.
“É muito emocionante, um marco pra nossa cidade de Londrina. Empresa muito jovem…planejamento de dados sem planejamento comunitário é insucesso. Prêmio vem como um marco. Com muita alegria, espero que mude o cenário da nossa cidade. Queremos cidades melhores não pouparemos isso na prática.”
O Bikes for the Planet emitiu créditos pelo padrão Verified Carbon Standard (VCS), um dos mais reconhecidos internacionalmente e foi o primeiro projeto de geração de créditos de carbono por troca de modal poluente para não poluente no mundo usando a metodologia da ONU.
Como resultado da implementação do projeto, foi possível quantificar o montante de carbono, cuja emissão foi evitada por meio da substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis pela bicicleta. A primeira safra comprovou a emissão de 120 créditos de carbono ou 120 toneladas de CO2 equivalentes evitados em São Paulo. Na segunda safra do projeto, foram emitidos 2309 créditos, considerando também as operações do Rio de Janeiro, no período de dezembro de 2018 a janeiro de 2021. Além disso, mais de US $12 mil foram captados através da venda dos créditos de carbono.
Dentre os resultados atingidos, destacam-se: a conquista da Lei Municipal 16.802/2018, a mais avançada lei de transporte público sustentável do país; impacto direto sobre uma frota de 14.400 ônibus em São Paulo e mais de 100 mil em todo o país; investimentos diretos para a produção de mais de 1.800 ônibus elétricos/ano no Brasil; desenvolvimento da tecnologia nacional de transporte público sustentável; entre outros.
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.
O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.
A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.