Renner passa a utilizar veículos elétricos na distribuição de produtos em São Paulo
Segundo a empresa, uma van e um VUC evitarão o lançamento de 40 toneladas de CO2 por ano na atmosfera
2 minutos, 43 segundos de leitura
07/08/2023
Por: Redação Mobilidade
A Renner informou que começou a utilizar veículos elétricos na distribuição de produtos em São Paulo. Segundo a empresa, dois veículos já começaram a distribuir as mercadorias na capital.
Assim, na fase piloto do projeto, uma van e um veículo urbano de carga (VUC) evitarão o lançamento de 40 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. Os veículos são de um parceiro logístico da empresa.
“O novo projeto é mais uma iniciativa alinhada aos compromissos públicos de sustentabilidade da maior varejista de moda omni do Brasil, que contemplam a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas suas operações”, informou a companhia, em nota.
Para saber mais sobre processos de descarbonização no transporte, acesse o canal Planeta Elétrico
De acordo com a Renner, os veículos somam 8,9 toneladas de capacidade de transporte por viagem. A princípio, vão abastecer 71 pontos de venda na capital paulista a partir dos centros de distribuição da companhia no estado de São Paulo. Nestes locais, eles têm suas baterias recarregadas.
Ambos os veículos contam com recursos como frenagem regenerativa. Assim, podem rodar de 300 a 350 quilômetros por cada recarga. De acordo com a Renner, a expectativa é de que circulem, no total, por mais de 90 mil quilômetros por ano.
Como não emitem dióxido de carbono (CO2), a empresa estima que o uso dos veículos evitará o lançamento de 40 toneladas de CO2 na atmosfera durante esse período.
“Queremos ser um agente de transformação do nosso setor, por isso temos uma estratégia de sustentabilidade ampla e consistente, que abrange as diferentes áreas do negócio. A incorporação destes veículos elétricos à nossa rota de transporte em São Paulo é parte da busca por soluções para tornar nossa operação logística cada vez mais sustentável, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa”, afirma o diretor de Supply Chain da Lojas Renner, Pedro Pereira, em nota.
Outros projetos de sustentabilidade
A companhia também divulgou outros projetos de sustentabilidade. Neste ano, a Lojas Renner S.A. também ampliou o seu projeto de abastecimento noturno de lojas em São Paulo. Na prática, a empresa informou que aumentou em 50% a quantidade de unidades atendidas por este modelo.
Segundo a Renner, a iniciativa de fazer o abastecimento durante a noite gera uma redução de 33% das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, colabora para a mobilidade urbana da cidade, evitando os horários de maior movimento.
Portanto, a intenção da Renner é expandir esta prática para outros grandes centros urbanos. Contudo, a empresa ainda não divulgou um prazo para que isso ocorra.
Outra iniciativa da empresa é que um dos centros de distribuição da varejista, na cidade de Cabreúva (SP), é abastecido por uma central própria de geração solar e por energia limpa adquirida no mercado livre.
Atualmente, são mais de 650 lojas Renner em operação, considerando todos os negócios. Além de estar presente no Brasil, a companhia inaugurou unidades no Uruguai após 2017 e, na Argentina, em 2019.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários