Rio de Janeiro é a quarta cidade no mundo com maior tempo médio de viagem no transporte público | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Rio de Janeiro é a quarta cidade no mundo com maior tempo médio de viagem no transporte público

Por: Redação Mobilidade . 19/01/2023
Mobilidade para quê?

Rio de Janeiro é a quarta cidade no mundo com maior tempo médio de viagem no transporte público

No município, população leva em média 67 minutos para se deslocar de um ponto a outro, segundo relatório do Moovit

2 minutos, 33 segundos de leitura

19/01/2023

De acordo com o relatório do Moovit, essas viagens incluem o tempo de espera, deslocamento e caminhada. Foto: Getty Images.

O Rio de Janeiro é a quarta cidade no mundo com maior tempo médio de viagem no transporte público. De acordo com um relatório do Moovit divulgado nesta quarta-feira, 18 de janeiro, no município, a população leva em média 67 minutos para se deslocar de um ponto a outro.

Ainda segundo o estudo, o Rio de Janeiro está atrás apenas de Bogotá (Colômbia), com 71 minutos; Cidade do México, com 73 minutos, e Istambul (Turquia), que lidera o ranking com 77 minutos. Os dados são de 2022.

Além disso, no Rio de Janeiro, 11,73% das pessoas fazem trajetos de duas horas ou mais em uma direção única. De acordo com o relatório, essas viagens incluem o tempo de espera, deslocamento e caminhada.

Já as viagens de média duração, de uma a duas horas, são feitas por cerca de 32,72% das pessoas. Por fim, as viagens curtas são realizadas por apenas 19,12% da população carioca.

Dados de mobilidade em outras regiões

O relatório também mostra que três cidades brasileiras ficam entre as dez com o maior tempo médio de viagem: Rio de Janeiro (67 min); Recife (64 min) e São Paulo (62 min). Embora no Rio de Janeiro 12% dos deslocamentos tenham pelo menos duas horas de duração, as viagens curtas, com menos de 30 minutos, cresceram em todo o país em relação a 2020.

Já com relação ao tempo de espera, Recife lidera com 27 minutos. Em seguida, está Belo Horizonte, com 24 minutos, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 minutos.

Por sua vez, Curitiba é a cidade com a maior porcentagem de esperas curtas (menos de 30 min), chegando a 17%.

Considerando a troca de veículo ou de modal, 27% das viagens em Curitiba têm três baldeações ou mais. É a terceira cidade no mundo, atrás da Cidade do México (29%) e Paris (28%). Porto Alegre é a única cidade em que mais da metade das viagens são diretas (53%).

Por fim, Brasília tem a maior distância média no Brasil, com 12,41 km. Neste contexto, 9% das viagens em Brasília percorrem pelo menos 12 km.

Ainda no que diz respeito à quilometragem percorrida, o Rio de Janeiro tem a segunda maior distância média no país, com 11,42km. Além disso, 33% das viagens passam por pelo menos 12 km.

Incentivo ao uso do transporte coletivo

O estudo mostra ainda que existem fatores que levariam as pessoas a usar mais o transporte público no Brasil. Por exemplo, 24% das pessoas gostariam de mais veículos e menor tempo de espera.

Outros 21% gostariam de passagens mais baratas. Apenas 16% usariam mais o transporte coletivo se os horários fossem mais confiáveis e 13% falam em viagens mais rápidas.

O relatório completo está disponível no site do Moovit e permite a busca por cidade ou país. Os dados avaliados são tempo de viagem, tempo de espera, baldeações, distância percorrida, incentivo ao uso do transporte público, frequência de uso, tipos de viagem e impactos da covid-19.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login